Início » Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível’

Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível’

por Redação
lula-se-diz-agradecido-por-encontro-com-trump:-‘conseguimos-fazer-uma-reuniao-que-parecia-impossivel’


Lula se diz agradecido por encontro com Trump: ‘Reunião que parecia impossível’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar agradecido pela conversa que teve com Donald Trump, mais cedo, durante um encontro com empresários na Malásia, neste domingo (26).
Segundo o petista, os dois líderes conseguiram fazer uma reunião que “parecia impossível” de ser realizada nos EUA ou no Brasil.
Lula fez um breve pronunciamento na reunião empresarial. O evento ocorreu logo após o primeiro encontro presencial entre ele e o chefe da Casa Branca, que durou cerca de 45 minutos. Na ocasião, eles discutiram as tarifas e sanções impostas a autoridades brasileiras.
O presidente brasileiro começou seu discurso agradecendo ao primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, pelo convite para participar da cúpula.
“Ele me deu a oportunidade de conhecer a Malásia, e me deu um dia muito feliz por dois acontecimentos: primeiro, a adesão do Timor Leste à Asean, o que era uma reivindicação histórica, que aconteceu hoje”, começou.
“O segundo, porque o presidente Trump teve que viajar 22 horas dos Estados Unidos para a Malásia, e eu viajar 22 horas do Brasil para a Malásia e nós conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível nos Estados Unidos e no Brasil, aqui na Malásia. Portanto, eu sou agradecido”, disse.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhados de seus representantes antes de reunião em Kuala Lumpur.
Evelyn Hockstein/Reuters
Negociações continuam ainda neste domingo
Após a reunião, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião “foi muito positiva” e que os dois países concordaram em negociar o tarifaço imposto ao Brasil.
Segundo Vieira, Trump disse que daria instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda neste domingo.
“A reunião foi muito positiva e esperamos em pouco tempo agora concluir uma negociação bilateral que trata de cada um dos setores da atual tributação americana ao Brasil”, disse Vieira.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda – já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, prosseguiu.
A expectativa do governo brasileiro é que, durante a negociação, as tarifas venham a ser suspensas, segundo Vieira.
O chanceler brasileiro disse ainda que Lula e Trump combinaram visitas recíprocas.
“O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, disse o chanceler.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®