Início » Lula planeja ‘tour de Carnaval’; roteiro deve incluir Rio, Recife e Salvador

Lula planeja ‘tour de Carnaval’; roteiro deve incluir Rio, Recife e Salvador

por Redação
lula-planeja-‘tour-de-carnaval’;-roteiro-deve-incluir-rio,-recife-e-salvador


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve inovar no Carnaval deste ano e avalia fazer um tour pelas três principais capitais que comemoram a tradicional festa popular brasileira.
O roteiro em estudo no Palácio do Planalto inclui paradas em Recife, no Rio de Janeiro e em Salvador. Neste ano, o Carnaval ocorre entre os dias 14 e 18 de fevereiro.
Segundo um auxiliar do presidente, Lula é anualmente convidado para participar de festas de Carnaval pelo país e resolveu tentar atender a alguns convites em 2026, ano eleitoral. Ainda não há definição de qual evento o presidente pode participar em Salvador.
A previsão inicial é que o presidente Lula participe do tradicional desfile do Galo da Madrugada, no Recife, no sábado de Carnaval, em 14 de fevereiro.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O tema do desfile deste ano será “Frevo no Planeta Galo”. O maior bloco do mundo vai levar às ruas do Centro do Recife uma apresentação voltada à conscientização ambiental e à celebração da fauna e flora brasileiras.
Oposição tenta barrar desfile no Rio
Em seguida, o presidente deve desembarcar no Rio de Janeiro para assistir ao desfile da Acadêmicos de Niterói. A agremiação, fundada em 2018, vai contar a trajetória de Lula em seu samba-enredo.
A Acadêmicos de Niterói será a primeira a desfilar na Sapucaí no domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026, abrindo a programação do Grupo Especial.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Azul e Branca promete narrar desde a infância no sertão de Pernambuco até a chegada de Lula à Presidência da República.
A homenagem ao presidente da República tem sido questionada pela oposição. Partidos como PL e Novo entraram na Justiça para tentar barrar o desfile.
Na última sexta-feira (30), o ensaio técnico da Acadêmicos de Niterói exibiu nos telões provocações ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A atitude da escola intensificou as reações de políticos de direita.
A senadora Damares Alves (Republicanos) protocolou uma denúncia no Ministério Público Eleitoral e pediu que a agremiação seja responsabilizada por supostamente usar dinheiro público para, segundo ela, fazer “a promoção pessoal de candidato à Presidência da República, bem como efetuar propaganda eleitoral de forma antecipada”.
O caso chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU). O auditor Gregório Silveira de Faria recomendou que o governo federal não pague o valor de R$ 1 milhão previsto em acordo de cooperação entre a Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para a Acadêmicos de Niterói.
A recomendação atende a um pedido de seis deputados federais do partido Novo, que alegam desvio de finalidade no uso de recursos públicos.
Em nota, a Embratur informou que prevê a destinação igualitária de R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro e reiterou que não interfere na escolha dos enredos, respeitando a autonomia artística e a liberdade de expressão das agremiações.
A instituição disse ainda que não foi formalmente notificada pelo TCU, mas está à disposição para prestar esclarecimentos.
O presidente Lula será homenageado no enredo da escola Acadêmicos de Niterói
Reprodução/Instagram

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®