Início » Lula e presidente da Comissão Europeia falam por telefone após envio de acordo Mercosul-UE

Lula e presidente da Comissão Europeia falam por telefone após envio de acordo Mercosul-UE

por Redação
lula-e-presidente-da-comissao-europeia-falam-por-telefone-apos-envio-de-acordo mercosul-ue


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (5) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo o Palácio do Planalto, os dois líderes conversaram sobre as relações entre o Brasil e o bloco europeu e também trocaram impressões sobre temas da agenda global.
Na ligação, que durou cerca de 20 minutos, o presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão para aprovação pelo Conselho Europeu.
Em telefonema para Macron, Lula critica tarifaço e fala em avançar no acordo Mercosul e União Europeia
Segundo o Planalto, Lula reforçou a expectativa de que o acordo possa ser assinado no fim deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil.

“O presidente Lula também defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE esteja em plena conformidade com o espírito e os termos pactuados no Acordo”, diz a nota do governo brasileiro.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, os dois líderes avaliaram que a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica “diante do momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional”.
Segundo o Planalto, o futuro acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e corresponderá a 26% do PIB global.
Durante o telefonema, o presidente Lula e a presidente von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica.
“Em linha com o compromisso do Brasil e da União Europeia com a implementação do Acordo de Paris e com o enfrentamento da grave crise climática que afeta o planeta, os dois líderes reforçaram seu compromisso com metas ambiciosas de descarbonização da economia. O presidente Lula reafirmou que a COP30 será a COP da verdade, quando os líderes mundiais poderão refutar o negacionismo e apresentar compromissos concretos de transição para uma economia verde”, informou a nota.
A presidenta von der Leyen, na versão do governo brasileiro, reiterou seu apoio e o da União Europeia à realização da COP30 em Belém.
Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o G20 no Rio
Presidência da República via Reuters
– Esta reportagem está em atualização

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®