Início » Lula diz que pretende levar Janja para conversa que terá com Trump; primeira-dama brinca e faz sinal negativo com a mão

Lula diz que pretende levar Janja para conversa que terá com Trump; primeira-dama brinca e faz sinal negativo com a mão

por Redação


Lula diz que pretende levar Janja para conversa com Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (29) que quando for conversar com o presidente norte-americano, Donald Trump, pretende levar a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Ela, por sua vez, brincou ao fazer o sinal negativo com a mão.
“Eu brinco muito com a Janjinha dizendo para ela que a Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] já me deu uns 10 prêmios para ela de mulher mais bem casada do planeta Terra. E quando eu for conversar com [Donald] Trump, eu vou levar ela. Eu quero ele veja”, afirmou o presidente.
Lula comentava sobre o papel de suas ex-esposas e da atual primeira-dama em sua vida e em sua trajetória política. A declaração foi dada durante a 5ª Conferência de Política para as Mulheres, realizada em Brasília.
No fim do discurso, Lula citou uma frase que, segundo ele, é feita por Janja com frequência: “O futuro da humanidade é feminino, portanto, se preparem que mais dia, menos dia, vocês vão estar governando esse planeta”.
O presidente brasileiro tem o hábito de incluir Janja nas comitivas de duas agendas. Em alguns casos, a primeira-dama viaja antes do presidente e cumpre agendas próprias, a exemplo do que ocorreu no Japão, Rússia e, na última semana, nos Estados Unidos.
Em maio, uma fala de Janja provocou polêmica durante uma audiência de Lula com o presidente da China, Xi Jinping. Na ocasião, ela alertou para os efeitos nocivos das redes sociais, como o TikTok. A primeira-dama sofreu críticas e foi defendida por Lula.
Lula durante coletiva em NY
Reuters/Bing Guan
Conversa com Trump
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos ainda não definiram data, local e formato da conversa entre Lula e Trump a respeito do tarifaço.
Na última terça-feira, Trump afirmou que teve uma conversa rápida com Lula durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e que os dois líderes acordaram em conversar nesta semana.
Auxiliares de Lula entendem que seria mais prático e prudente um primeiro contato por telefone ou vídeo e, em um segundo momento uma reunião presencial.
Planalto e Itamaraty trabalham com diferentes possibilidades para a conversa. No caso de encontro presencial, estão entre as opções: reunião na Casa Branca ou na residência de Trump em Mar-a-Lago. Outra alternativa seria uma conversa em um terceiro país, aproveitando viagens dos dois presidentes.
Em outubro, Lula tem viagens previstas para Itália, Indonésia e Malásia. No fim do mês, há possibilidade de Trump ir à Malásia para cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), evento que terá a participação de Lula.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®