Início » Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas: ‘Brasil não vai jogar fora riqueza’

Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas: ‘Brasil não vai jogar fora riqueza’

por Redação
lula-defende-exploracao-de-petroleo-na-foz-do-amazonas:-‘brasil-nao-vai-jogar-fora-riqueza’


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (24), a liberação das pesquisas para exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas, decidida às vésperas da COP 30, em Belém.
🔎O Ibama autorizou nesta semana Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial — que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. O aval é exclusivo para pesquisa exploratória.
“Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro”, defendeu.
André Trigueiro: Brasil vive ‘contradição’ com autorização para pesquisas de petróleo na Foz do Amazonas
Em coletiva de imprensa na Indonésia, Lula voltou a argumentar que o petróleo deve ser usado para financiar a transição energética no país, e que entre a “pesquisa para retirar petróleo” e a exploração, de fato, “há um tempo muito grande”.
“Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada de transição energética do planeta Terra, porque a Petrobras é uma empresa que vai aos poucos deixando de ter uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”, disse o presidente.
“Porque é muito fácil falar fim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar de combustível fóssil. Ninguém tem”, prosseguiu.
LEIA TAMBÉM:
Entenda o que é a Foz do Amazonas e o que especialistas apontam estar em risco
Exploração da Foz do Amazonas: o que se sabe e o que falta saber sobre a operação da Petrobras
Lula volta a defender comércio entre países com moedas próprias, sem o uso do dólar
Jornal Nacional/ Reprodução
Lula também destacou a expertise da Petrobras nesse tipo de procedimento, e disse que os riscos de acidentes e para a biodiversidade marinha são pequenos.
“Você não tem histórico da Petrobras ter vazamento de óleo em lugar nenhum. Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, destacou o presidente.
Essa é uma das principais preocupações de ambientalistas sobre o tema. A região possui uma vasta biodiversidade que poderia ser afetada em caso de um possível derramamento de óleo.
➡️A pedido do Ibama, a Petrobras construiu uma base para resgate de animais em Oiapoque, que fica a 12 horas. Em um cenário de derramamento, esse é o tempo que a petroleira teria para resgatar animais e tentar proteger a fauna.
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
Infográfico mostra o local em que a Petrobras vai explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas.
Arte/g1
O que os especialistas explicam é que nesse tempo, os animais até poderiam ser resgatados, mas que não haveria como salvar outros sistemas como os corais e manguezais, únicos na região.
“O que o Brasil está fazendo é dando uma demonstração de muita competência. 87% da nossa energia elétrica é limpa, a nossa gasolina é mais limpa, o nosso biodiesel é mais limpo. Então nós estamos fazendo a coisa que tem que ser feita corretamente e vamos continuar investindo energia renovável”, prosseguiu.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®