Início » Lula cumprimenta presidente eleito da Colômbia e reforça relação ‘além de ideologias’

Lula cumprimenta presidente eleito da Colômbia e reforça relação ‘além de ideologias’

por Gilberto Cruz
lula-cumprimenta-presidente-eleito-da-colombia-e-reforca-relacao-‘alem-de-ideologias’


Lula no G7
LUDOVIC MARIN / AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta quarta-feira (25), o povo colombiano pela eleição de Abelardo de la Espriella à Presidência do país.
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o “processo democrático e soberano” e afirmou que a relação entre Brasil e Colômbia é “fundamental para a superação de desafios comuns”.
“A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado”, escreveu o presidente.
A eleição na Colômbia ocorreu no último domingo (22) e definiu o novo chefe de Estado para os próximos anos, em um cenário marcado por debates sobre segurança pública, economia e políticas ambientais.
Agora no g1
A sucessão presidencial também mobilizou discussões sobre o papel do país na cooperação regional, especialmente em temas como combate ao narcotráfico e preservação da Amazônia, agenda comum entre países sul-americanos.
Na mensagem, Lula afirmou ainda que espera manter a cooperação entre os dois países. “Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, disse.
Brasil e Colômbia mantêm relação diplomática histórica e parceria em áreas estratégicas, com destaque para ações conjuntas na região amazônica e iniciativas de integração regional.
Abelardo de la Espriella
JAIME SALDARRIAGA / AFP
Visões diferentes
Lula e o presidente eleito da Colômbia têm visões políticas diferentes. Enquanto o brasileiro é alinhado à centro-esquerda, Abelardo de la Espriella é identificado com a direita, e sua vitória marcou uma mudança no cenário político colombiano e reforçou o avanço de governos conservadores na América do Sul.
Antes da eleição de Abelardo de la Espriella, a Colômbia era governada por Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país, eleito em 2022 com uma agenda voltada a reformas sociais, redução da desigualdade e maior atuação do Estado.
Petro tinha alinhamento político semelhante ao de Lula, com defesa de integração regional e cooperação entre países da América Latina, o que aproximou os dois governos em temas como preservação da Amazônia e políticas sociais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas Ltda © Todos direitos reservados CNPJ: 65.412.550/0001-63