Início » Lula chega ao Palácio Merdeka para reunião com o presidente da Indonésia

Lula chega ao Palácio Merdeka para reunião com o presidente da Indonésia

por Redação
lula-chega-ao-palacio-merdeka-para-reuniao-com-o-presidente-da-indonesia


Lula chega ao Palácio Merdeka para reunião com o presidente da Indonésia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nesta quinta-feira (23) ao Palácio Merdeka, em Jacarta, 10h no horário local (0h de quinta em Brasília) para uma série de compromissos oficiais com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
A visita marca o início da agenda asiática do presidente, que tem como foco ampliar o comércio de proteína animal brasileira, reforçar parcerias ambientais e estreitar laços diplomáticos com países do Sudeste Asiático.
Lula chega ao Palácio Merdeka para reunião com o presidente da Indonésia
Ricardo Stuckert/PR
Logo no início do encontro, ambos os presidentes falaram sobre estarem com boas expectativas. Subianto afirmou admirar a excelência de Lula e os programas feitos ao povo brasileiro.
Lula disse que é uma grande alegria voltar à Indonésia depois de 17 anos, mas que desde 2008 os países possuem uma parceria estratégica e que espera renovar a relação com essa visita.
“É com muita alegria que estou aqui, com muita esperança e muita disposição, para trabalhar para que a relação Indonésia-Brasil seja uma relação cada vez mais produtiva, mais rentável para nossos povos”, afirmou Lula.
Lula chega ao Palácio Merdeka para reunião com o presidente da Indonésia
Reprodução
Lula usou sua conta no X para publicar sua chegada ao Palácio Merdeka, reforçando a relação bilateral entre os países, que tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável.
Initial plugin text
Agenda de Lula nesta quinta
A programação oficial de Lula em Jacarta concentra todos os compromissos no Palácio Merdeka, sede do governo indonésio, além de encontros com empresários locais no fim do dia.
O dia começou às 10h (horário local, 0h de quinta em Brasília), com a cerimônia oficial de chegada. Lula foi recebido com honras militares pelo presidente Prabowo Subianto, no pátio do palácio, em uma solenidade que incluiu a execução dos hinos nacionais e a apresentação das delegações dos dois países.
Em seguida, está prevista aa fotografia oficial e assinou o livro de visitas do Palácio Merdeka, um gesto simbólico que marca o início da visita de Estado.
Às 10h20 (horário local), Lula deve se reunir com Prabowo, para discutir temas sensíveis da relação bilateral, como exportações agrícolas, investimentos em energia renovável e cooperação em defesa. O Brasil é um dos principais fornecedores de carne bovina para a Indonésia e busca ampliar o acesso ao mercado local com novas certificações sanitárias.
Logo depois, terá a reunião ampliada entre as comitivas brasileira e indonésia, com a presença de ministros e assessores dos dois governos. O encontro tratou de acordos comerciais, parcerias ambientais e investimentos em infraestrutura verde.
A programação seguirá com um almoço de trabalho oferecido por Prabowo Subianto em homenagem a Lula.
A expectativa é que o presidente brasileiro aproveite o momento para reforçar a importância da cooperação econômica entre os dois países.
Após o almoço, Lula participará da cerimônia de troca de presentes oficiais, da assinatura de atos bilaterais e, por fim, conceder declarações à imprensa, ao lado do líder indonésio.
Expectativa de encontro com Donald Trump
Após a passagem pela Indonésia, Lula seguirá para a Malásia, onde participará da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e poderá se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Fontes dos dois governos confirmaram à imprensa internacional que há disposição mútua para o encontro, que deve ocorrer no domingo (26), caso as agendas coincidam.
Segundo reportagem da Reuters, o governo brasileiro propôs o encontro no início do mês, e os dois líderes tiveram uma “conversa muito boa” por telefone dias depois. Autoridades dos dois países avaliam que a cúpula asiática representa um local neutro e diplomático para a reunião, o que permitiria um diálogo mais direto sobre temas econômicos e regionais.
Se confirmado, será o primeiro encontro presencial entre Lula e Trump desde o início da crise provocada pelo tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O Planalto vê a conversa como uma oportunidade para “reorganizar a relação” entre os países e buscar a suspensão das tarifas impostas em julho.
Também devem estar na pauta as medidas restritivas a autoridades brasileiras e a posição dos EUA sobre Venezuela e Colômbia — temas em que Lula tem insistido em defender uma “zona de paz” na América do Sul.
O que vai ter na viagem à Ásia
A viagem à Ásia deve durar uma semana, com compromissos oficiais na Indonésia e na Malásia.
Na sexta-feira (24), Lula visitará a sede da ASEAN, em Jacarta, antes de seguir para Kuala Lumpur.
A Cúpula da ASEAN reúne líderes de dez países do sudeste asiático — Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietnã — para discutir cooperação regional, crescimento econômico e estabilidade política.
O Itamaraty informou que o presidente brasileiro deve aproveitar o evento para estreitar laços comerciais com os países do bloco e ampliar a presença do Brasil no mercado asiático, com foco em exportações agrícolas, energéticas e de tecnologia sustentável.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®