Início » Lagarde alerta sobre riscos com interferência de Trump no Fed

Lagarde alerta sobre riscos com interferência de Trump no Fed

por Redação
lagarde-alerta-sobre-riscos-com-interferencia-de-trump-no-fed

As ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visando remover o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ou a diretora Lisa Cook, representariam um “perigo muito sério para a economia dos EUA e mundial”, afirmou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, nesta segunda-feira (1).

Trump intensificou suas críticas a Powell, acusando-o de não reduzir a taxa de juros de curto prazo como ele considera necessário para estimular a economia.

“Se a política monetária dos EUA deixar de ser independente e passar a depender dos ditames desta ou daquela pessoa, acredito que o efeito sobre o equilíbrio da economia norte-americana poderia, como resultado dos efeitos que isso teria em todo o mundo, ser muito preocupante, porque é a maior economia do mundo”, disse Lagarde à Radio Classique.

Tarifas

A decisão da Justiça americana na semana passada marcou uma derrota significativa para a guerra tarifária de Trump, que utilizou a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, para impor sobretaxas a vários países.

Os juízes concluíram que a lei não concede ao presidente americano autoridade ilimitada para impor tarifas sobre a maioria das importações dos EUA.

O tribunal analisou o aumento de tarifas decretado em abril, quando Trump apresentou uma cartolina com vários países taxados, incluindo o Brasil em 10%.

Posteriormente, a tarifa chegou a 50%, mas ainda não está claro qual será o impacto da decisão sobre o Brasil, pois Trump recorreu a outros mecanismos legais para aumentar os impostos sobre importações.

Pressão sobre o Banco Central americano

Além das tarifas, a ofensiva de Trump contra o Federal Reserve integra sua estratégia econômica. Ele busca ampliar sua influência sobre a política de juros, tentando obter maioria no conselho do Fed, o que lhe permitiria interferir diretamente nas decisões.

A legislação do Fed determina que o presidente dos EUA não pode demitir membros do conselho sem comprovação de falta grave.

A demissão direta de um membro do Conselho de Governadores do Fed por iniciativa do presidente seria inédita. O Federal Reserve foi concebido para proteger a política monetária de pressões políticas externas.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu — Foto: Ralph Orlowski/Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®