Início » João Fonseca integra quinteto brasileiro convocado para Copa Davis

João Fonseca integra quinteto brasileiro convocado para Copa Davis

por Agencia Brasil
joao-fonseca-integra-quinteto-brasileiro-convocado-para-copa-davis

O time brasileiro que enfrentará a Grécia fora de casa pelo Grupo Mundial 1 da tradicional Copa Davis já está definido. O jovem carioca João Fonseca, número 45 do mundo lidera a lista, que tem também o paranaense Thiago Wild (143º no ranking), o campinense Maheus Pucinelli (281º) e a parceria do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo, respectivamente 48º e 52º no ranking mundial de duplas.  O quinteto foi anunciado nesta terça-feira (2) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Os jogos ocorrerão em quadra de piso rápido nos dias 13 e 14 de setembro, em Atenas. A vitória do Brasil garantirá o retorno do país à fase classificatória na próxima temporada.

Os convocados hoje (2) são os mesmos que defenderam a amarelinha fora de casa contra a França em fevereiro, na fase classificatória do Final 8 da Copa Davis (oito melhores seleções). Na ocasião, o Brasil foi superado pela França por 4 a 0.  Apesar do revés, o técnico Jaime Oncis repetiu a lista pois confia que o momento atual dos jogadores é diferente do início do ano.

“O João que vem jogando muito bem em seu segundo ano como profissional no circuito, uma temporada com várias experiências e novas vivências. O Wild e o Pucinelli fizeram parte da equipe no último confronto diante da França e nessas condições, nesse tipo de piso, são jogadores que se adaptam bem. A dupla com o Marcelo e com o Rafa que estão jogando juntos há dois anos e vem de uma conquista importante em Winston-Salem [Estados Unidos], praticamente com as mesmas condições que iremos enfrentar diante dos gregos em um piso duro e quadra outdoor. Então estamos bastante confiantes, acreditamos muito que podemos voltar de Atenas com uma vitória e contamos com o apoio de toda a torcida brasileira”, afirmou o treinador.

Brasil e Grécia se enfrentaram apenas uma vez na Copa Davis, lá se vão mais de seis décadas. Em 1963,  dupla amarelinha formada por José Edison Mandarino e Ronald Barros derrotou os gregos Nikolaos Kalyvas e Nicky Kalogeropoulos por 3 jogos a 2.

Formato da competição

Estão previstas ao todo cinco partidas. No primeiro dia, 13 de setembro (um sábado), a partir das 11h (horário de Brasília), haverá duas partidas de simples em sequência. No domingo (14),  às 10h, será disputado jogo de duplas e outro de simples. Se houver empate ao final dos quatro embates, ocorrerá mais uma partida de simples para definir a seleção vencedora.

Perfil dos convocados

João Fonseca – número 1 do Brasil, o carioca de 19 anos competirá pela quarta vez na carreira na Copa Davis. João iniciou a temporada de 2025 na 145º posição no ranking mundial e rapidamente começou a ascender. No final de fevereiro, o carioca entrou no top 100 após conquistar o ATP de Buenos Aires, seu primeiro título profissional. A partir daí, passou a ser convidado a disputar os principais torneios do circuito como o Masters 1000 e os Grand Slam. Em março foi campeão do Challenger de Phoenix e subiu mais 20 posições. Desde então, o brasileiro virou um expoente do tênis mundial e ocupa atualmente a 45ª posição.

Thiago Wild – tenista paranaense de 25 anos é o segundo melhor do País. Está é a nona vez que Thiago é convocado para a competição. Soma ao todo nove títulos, cinco deles no ATP Challenger. Conquistou o Chile Open 2020 ao derrotar na final o norueguês Casper Ruud. Três anos depois, avançou  à terceira rodada de Roland Garros, ao eliminar o russo Daniil Medvedev, na época número 2 do mundo.

Matheus Pucinelli – nascido em Campinas (SP), o tenista de 25 anos é o número 6 do Brasil. Possui cinco títulos, entre eles o Challenger 50 no Chile (2023). Matheus se prepara para sua quinta participação na Copa Davis.

Marcelo Melo – mais experiente do quinteto, o mineiro de 41 anos vai disputar a Copa Davis pela 27ª vez na carreira. Marcelo é o número 1 do mundo em duplas. Ele coleciona 40 títulos no circuito internacional, incluindo dois Grand Slams (Roland Garros em 2015 e Wimbledon em 2017) e nove Masters 1000.

Rafael Matos – o gaúcho de 29 anos é bicampeão do Rio Open, possui nove conquistas de ATP 250, a mais recente foi em agosto – o Torneio de Winston-Salem (EUA), ao lado de Marcelo Melo -,  dois ATP 500 e o Australian Open 2023 de duplas mistas ao lado da compatriota Luísa Stefani.  Rafael ocupa a 48ª posição no ranking mundial de duplas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®