Início » Ibovespa encosta nos 190 mil pontos e bate novo recorde após pesquisa eleitoral; dólar cai | G1

Ibovespa encosta nos 190 mil pontos e bate novo recorde após pesquisa eleitoral; dólar cai | G1

por Redação
ibovespa-encosta-nos-190-mil-pontos-e-bate-novo-recorde-apos-pesquisa-eleitoral;-dolar-cai-|-g1

A disparada da bolsa e o recuo da moeda americana refletem o forte fluxo de investimento estrangeiro, à medida que gestores globais reorganizam suas carteiras e reforçam posições em mercados emergentes, como o brasileiro.

Nesse contexto, o destaque fica com as ações de grandes exportadoras de commodities, como Petrobras e Vale, que subiram mais de 3% na sessão e puxaram o Ibovespa.

▶️ Nesta quarta-feira, notícias do Brasil ganharam maior peso sobre o humor dos investidores. Pesquisa eleitoral Quaest divulgada às 14h mostrou que a diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno diminuiu para cinco pontos percentuais.

  • 🔎 Nesse cenário, Lula aparece com 43%, contra 38% de Flávio. A distância era de sete pontos em janeiro e de dez em dezembro. Para o mercado, o resultado reforçou a percepção de maior competitividade eleitoral e de uma possível mudança de governo, elevando os ânimos em relação à condução futura das contas públicas.

▶️ Nos EUA, também foram divulgados dados relevantes. O relatório de emprego (payroll) mostrou a criação de 130 mil vagas em janeiro, bem acima da expectativa do mercado, de cerca de 70 mil. A taxa de desemprego caiu para 4,3%, enquanto os salários subiram 0,41% no mês e 3,71% em 12 meses.

Os números reforçam a leitura de uma economia ainda aquecida, o que tende a levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a adiar o início dos cortes de juros.

  • 🔎 Em geral, a perspectiva de juros altos por mais tempo costuma pressionar os mercados. Desta vez, porém, parte dos investidores concentrou as apostas no lado positivo dos dados — a força da atividade econômica —, que melhora as perspectivas de resultados de empresas e sustenta o apetite por risco, beneficiando também mercados emergentes.

▶️ Os investidores também avaliavam uma nova rodada de resultados corporativos. A TIM registrou lucro líquido de R$ 1,35 bilhão no quarto trimestre de 2025, alta de 28% na comparação com o mesmo período de 2024 e acima das previsões do mercado. Papéis de Vale e Petrobras também se destacavam na sessão e ajudavam a sustentar a alta do Ibovespa.

Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.

💲Dólar

  • Acumulado da semana: -0,64%;
  • Acumulado do mês: -1,16%;
  • Acumulado do ano: -5,50%.

📈Ibovespa

  • Acumulado da semana: +3,69%;
  • Acumulado do mês: +4,60%;
  • Acumulado do ano: +17,73%.

Pesquisa Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente nos sete cenários de 2º turno testados com nomes da oposição, com vantagens que variam de cinco a 19 pontos.

A menor diferença é de cinco pontos, contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece como o principal candidato da oposição.

“A pesquisa revela uma diminuição residual da vantagem de Lula para Flávio. A diferença era de sete pontos no mês passado e passou para cinco”, afirma o diretor da Quaest, Felipe Nunes.

A pesquisa é a primeira da Quaest sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os possíveis candidatos. Ele tem afirmado que tentará a reeleição.

  • Lula: 43% (eram 45% em janeiro e 46% em dezembro);
  • Flávio Bolsonaro: 38% (eram 38% em janeiro e 36% em dezembro);
  • Indecisos: 2% (eram 2% em janeiro e 3% em dezembro);
  • Branco/nulo/não vai votar: 17% (eram 15% em janeiro e dezembro).

Entre os eleitores que se consideram independentes, grupo que pode decidir a disputa, a vantagem de Lula sobre Flávio era de 16 pontos e agora é de cinco.

Em janeiro, o presidente tinha 37% nesse grupo, e o senador, 21%. Na pesquisa atual, Lula aparece com 31%, contra 26% de Flávio.

Agenda econômica

A economia norte-americana abriu 130 mil vagas fora do setor agrícola no mês passado, após a criação de 48 mil empregos em dezembro, segundo dados do relatório de emprego (payroll). O resultado ficou acima das expectativas do mercado, que previa cerca de 70 mil novas vagas.

A criação de vagas de trabalho nos EUA acelerou em janeiro, enquanto a taxa de desemprego caiu para 4,3%, ante 4,4% em dezembro. Parte do resultado acima do esperado está ligada a fatores sazonais nas contratações.

Setores como varejo e empresas de entrega contrataram menos temporários no fim do ano passado, o que reduziu o número de demissões em janeiro — período que costuma registrar mais cortes após as festas

Bolsas globais

Os mercados americanos fecharam em leve queda, com investidores repercutindo o relatório de emprego de janeiro dos EUA.

Em Wall Street, o Dow Jones recuou 0,13%, enquanto o S&P 500 teve leve queda de 0,01%. O Nasdaq, por sua vez, recuou 0,16%.

Na Europa, a maioria dos índices acionários fechou em baixa nesta quarta-feira, com investidores ainda preocupados com os impactos da inteligência artificial sobre diversos setores.

Ainda assim, o índice pan-europeu STOXX 600 conseguiu fechar em patamar recorde, com alta de 0,10%, aos 621,58 pontos, conforme ações ligadas a commodities compensaram as perdas do segmento de tecnologia.

Entre os demais indicadores, o alemão DAX recuou 0,53%, enquanto o CAC 40, na França, perdeu 0,18%. O FTSE 100, do Reino Unido, destoou do movimento e subiu 1,14%.

Na Ásia, o dia foi marcado por estabilidade na China, onde altas de empresas ligadas ao setor metalúrgico compensaram as quedas das companhias de semicondutores.

O mercado também reagiu ao anúncio do banco central chinês, que prometeu aumentar o apoio financeiro para estimular a demanda interna, em meio a preocupações com excesso de produção e consumo fraco.

No fechamento, Xangai registrou leve alta de 0,09%, aos 4.131 pontos, enquanto o CSI300 caiu 0,22%, para 4.713 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng avançou 0,31%, aos 27.266 pontos.

Seul subiu 1,00%, chegando a 5.354 pontos; Taiwan ganhou 1,61%, aos 33.605 pontos; e Cingapura teve alta de 0,41%, para 4.984 pontos. Já Tóquio não abriu nesta sessão.

Notas de dólar. — Foto: Murad Sezer/ Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®