Início » Haddad e Secretário do Tesouro dos EUA devem conversar na próxima semana

Haddad e Secretário do Tesouro dos EUA devem conversar na próxima semana

por Jornalismo
haddad-e-secretario-do-tesouro-dos-eua-devem-conversar-na-proxima-semana

“Eu acho ótimo, né? E a recíproca eu tenho certeza que é  verdadeira, também. O presidente Lula estaria disposto a receber um telefonema dele quando ele quisesse também. E, conforme eu já disse anteriormente, é muito importante a gente preparar esse encontro, preparar essa conversa”, disse Haddad.

Nesta tarde, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele “quando quiser”.

Haddad afirmou ainda que deve conversar com secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, em breve. A reunião pode acontecer na próxima semana, mas ainda não há data fechada para o encontro.

Fernando Haddad afirmou que a equipe do Ministério da Fazenda entrou em contato com a equipe de Bessent para alinhar o encontro.

“Então finalmentem nós vamos ter uma reunião mais longa e mais focada na decisão, até aqui unilateral dos Estado Unidos, em relação ao Brasil”, afirmou o ministro.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista à GloboNews — Foto: Fábio Tito/g1

O ministro da Fazenda também afirmou que o diálogo pode ajudar a preparar uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Quando perguntado se o fato das tarifas entrarem em vigor, o que deve acontecer na próxima quarta-feira, poderia fazer com que o Brasil deixasse de negociar, o ministro afirmou que “não tem essa vinculação”.

“Já disse também que, o fato de a medida passar a vigorar, não vai fazer com que o Brasil saia da mesa de negociação”, dise Haddad.

Inflação e compra de produtos

Ao ser perguntado se o tarifaço terá impacto na inflação, Haddad disse que não acredita a medida tenha grande impacto macroeconomico neste momento. Segundo o ministro, a preocupação se volta mais para a microeconomia.

“A nossa avaliação é de que não… Hoje eu recebi, por exemplo, o governador Elmano aqui, que é um estado afetado pelas medidas. E nós estamos muito convencidos que nós vamos conseguir lidar com a situação”, disse.

Haddad confirmou que o governo avalia permitir que estados comprem alimentos de empresas que exportariam para os Estados Unidos, mas foram afetadas pelo tarifaço. Questionado se a medida está em estudo, o ministro respondeu:

“Está (na mesa), sobretudo produtos alimentícios, não só para merenda escolar”, disse.

Segundo ele, uma lei federal é necessária para permitir que todos os governos estaduais possam fazer esse tipo de aquisição de alimentos. Isso também foi explicado pelo governador do Ceará, Elmano Freitas (PT-CE).

“Para isso, precisamos talvez provavelmente ter mudanças de legislação. Apresentamos ao ministro algumas propostas de mudanças na legislação que permitem que permite que estado e os municípios possam ajudar setores produtivos no país especialmente também no Ceará, para aliviar esse momento de dificuldade dos nossos empresários”, disse.

Nos últimos dias, ele tem defendido a compra, principalmente de pescado, para as merendas. O estado exporta pescado para os Estados Unidos e esse setor foi afetado pelo tarifaço.

Sanção a Moraes

Haddad afirmou também que a aplicação da lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá ser tema da conversa.

“Dentre outras coisas, está sob a alçada do secretário do Tesouro a lei que disciplina essa coisa de contas correntes, de autoridades . Então, até por essa razão… Vale a pena uma conversa com o Bessent antes, para nós esclarecermos, sobretudo, com o secretário, como funciona o sistema judiciário brasileiro”, afirmou Haddad. 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®