Início » Governo proíbe a venda de azeite da marca Terra das Oliveiras | G1

Governo proíbe a venda de azeite da marca Terra das Oliveiras | G1

por Redação
governo-proibe-a-venda-de-azeite-da-marca-terra-das-oliveiras-|-g1

Com a medida, ficam proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do azeite Terra das Oliveiras.

Na decisão, a Anvisa afirma que o azeite anunciado tem origem desconhecida e que a comercialização do produto foi identificada na plataforma Shopee.

Mesmo com a proibição, o g1 encontrou, na manhã desta quinta, ao menos dois anúncios de venda do produto, nas versões de 500 ml e 1 litro, na Shopee (veja na imagem abaixo).

Azeite terra das oliveiras — Foto: Reprodução

A Anvisa informou ainda que a empresa responsável pela importação é a JJ – Comércio de Alimentos Limitada que, segundo a agência, foi “extinto por encerramento liquidação voluntária, desde o dia 8 de janeiro de 2025”, junto à Receita Federal.

O g1 entrou em contato com a Terra das Oliveiras e a Shopee e aguarda posicionamento.

Ministério da Agricultura dá algumas pistas para encontrar um azeite de qualidade — Foto: Arte/g1

🔎Mais dicas para comprar um bom azeite

➡️Como checar se a marca de azeite já teve a venda proibida pelo Ministério da Agricultura

➡️Como saber se a empresa tem registro no Ministério da Agricultura

O Cadastro Geral de Classificação (CGC) permite verificar se distribuidora, importadora ou produtora de azeite está registrada no Ministério da Agricultura. A ferramenta está disponível neste link, onde é possível pesquisar pela empresa no campo “Estabelecimento”.

Segundo o Ministério, o registro no CGC é obrigatório para empresas que processam, industrializam, beneficiam ou embalam azeites e outros produtos vegetais. Ao serem registradas, elas ficam sujeitas à fiscalização.

Imagem do Sipeagro, onde é possível consultar se uma empresa tem registro no Ministério da Agricultura. — Foto: Reprodução

➡️Como saber se o produto está na lista da Anvisa de produtos falsificados

O órgão oferece neste link uma ferramenta em que o consumidor pode verificar se um produto está irregular ou é falsificado. Para usá-la, basta inserir o nome da marca no campo “Produto”.

Ferramenta de pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para saber se um produto é falsificado. — Foto: Reprodução

De onde vem o azeite

De onde vem o azeite

G1 em 1 minuto: 21 marcas de azeite já foram alvo de proibição total ou parcial do governo

G1 em 1 minuto: 21 marcas de azeite já foram alvo de proibição total ou parcial do governo

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®