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Governo lança edital para construção de trecho de 35,7 km de ferrovia na Bahia

por Redação
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A expectativa é de que as obras se iniciem no final do primeiro semestre de 2026 e gerem cerca de 2,4 mil empregos diretos.

A chamada Fiol II faz parte do que futuramente irá compor o projeto da bioceânica, corredor ferroviário que busca ligar o oceano Atlântico ao Pacífico – começando no Porto de Ilhéus e terminando no Porto de Chancay, no Peru.

O objetivo é abrir um novo eixo comercial do Brasil com os países andinos e com a Ásia.

O investimento estimado no empreendimento é de R$ 507,1 milhões, valor que inclui a elaboração do projeto e a construção do trecho, que abrange os municípios de Guanambi e Caetité, no sertão da Bahia. O trecho deve ser concluído em 43 meses.

Traçado modificado

Comitiva chinesa faz visita técnica às obras da Fiol, em Ilhéus

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Ao g1, o diretor de Empreendimentos da Infra S.A, André Luís Ludolfo, explicou que o traçado atual da obra leva em consideração o reservatório de água de Ceraíma, que abastece diversos municípios da região.

Segundo ele, o traçado antigo estava muito próximo ao reservatório, o que poderia representar riscos estruturais.

“Havia um risco de a gente começar a obra e ter um impacto nessa barragem, como uma trinca se romper”, contextualizou. No novo traçado, destacou o diretor, o reservatório está afastado da ferrovia, o que dará mais segurança ambiental e técnica.

Escoamento da produção

Em vermelho, trecho II da Fiol, cujo edital de construção foi lançado pelo governo Lula — Foto: Reprodução/InfraSA

A Fiol II possui cerca de 485 km de extensão e liga os munícipios de Caetité e Barreiras, ambos na Bahia. De acordo com Ludolfo, a ferrovia está sendo implantada com o objetivo de se tornar um novo corredor logístico de transporte, facilitando o escoamento da produção baiana.

“A nossa expectativa é conectar a Fiol II ao oeste baiano, que é uma região produtora de grãos, graneis agrícolas, e para ser um indutor do desenvolvimento socioeconômico da região também”, afirma Ludolfo.

Ele acrescenta que, futuramente, a ferrovia se conectará à Ferrovia Norte-Sul, criando uma sinergia com a malha ferroviária já existente.

Essa integração, segundo o diretor, permitirá a ligação com o Porto de Ilhéus, por meio da Fiol I, formando um grande corredor de escoamento de cargas, como commodities agrícolas e fertilizantes.

Dos 485 km que compõem a Fiol II, cerca de 245 km já possuem trilhos. O restante está em fase de construção ou ainda deve ser licitado.

Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol_ ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.

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