Início » Governo e relator da PEC da Segurança buscam pontos de consenso para destravar proposta

Governo e relator da PEC da Segurança buscam pontos de consenso para destravar proposta

por Redação
governo-e-relator-da-pec-da-seguranca-buscam-pontos-de-consenso-para-destravar-proposta


Representantes do governo federal e o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados, chegaram a consensos que, na avaliação de interlocutores dos dois lados deste debate, podem fazer o texto deslanchar e ser aprovado pelo Congresso.
📍O deputado Mendonça Filho é uma liderança importante de um partido de oposição ao governo no estado de Pernambuco, onde já foi governador.
A expectativa é que o texto seja votado na Câmara, em dois turnos, na primeira quinzena de março.
➡️A PEC da Segurança Pública é uma proposta do governo Lula elaborada pela equipe do então ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo em janeiro, enviada ao Congresso em abril de 2025.
Lewandowski foi substituído por Wellington Cesar Lima, ligado a petistas da Bahia com força no atual governo: o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o senador Jacques Wagner, líder do governo no Senado e amigo de Lula há décadas.
O texto da PEC enfrenta resistências da oposição, sob influência de governadores.
Nesse grupo, a percepção é a de que as medidas propostas possam limitar a atuação das polícias estaduais. O governo Lula e especialistas em segurança pública negam que isso possa acontecer caso a versão atual do texto entre em vigor.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Mais orçamento para polícias federais e estaduais
O ministro Wellington Cesar Lima se reuniu com Mendonça na quarta-feira (4) por quase duas horas.
Segundo apuração da GloboNews, no encontro foi possível chegar a pontos de consenso que, na visão de participantes, podem fazer o texto avançar no Congresso.
O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, que trabalha com o ministro, também participou.
Uma das ideias de consenso é fortalecer o orçamento para a área de segurança tanto da União, à qual estão subordinadas as polícias Federal e Rodoviária Federal, quanto dos estados, responsáveis pelas polícias Civil e Militar.
A PEC insere na Constituição o Sistema Único da Segurança Pública (SUSP), proposta já prevista em lei federal desde o governo de Michel Temer.
Entre outros pontos, a PEC propõe fortalecer o Estado no combate ao crime organizado, dando maior protagonismo ao governo federal. Hoje, a maior parte do combate ao crime, sobretudo as ocorrências de roubos, furtos e homicídios, é feita pelas polícias civis e militares.
Outra proposta de consenso é fortalecer, inclusive com mais orçamento, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficcos), grupos liderados pela PF que realizam grandes operações de combate ao crime organizado.
Paralelamente a isso, discute-se uma forma de aumentar os orçamentos das polícias estaduais.
“Vamos buscar para a segurança um modelo de financiamento, com reserva constitucional, como o existente hoje para a saúde e a educação”, explicou um dos participantes da reunião.
Outro ponto de consenso é que não adianta, do ponto de vista político, adotar um cronograma específico para a aprovação do texto.
O governo defendia que o texto fosse aprovado ainda em 2025, mas não conseguiu avançar.
Esse tipo de pressão para votar no prazo desejado pelo governo é vista como ineficaz para convencer o Congresso, onde a oposição é majoritária, sobretudo na Câmara.
Por se tratar de uma PEC, o texto precisa ser aprovado em dois turnos tanto na Câmara quanto no Senado. E contar com o voto de três quintos dos parlamentares a cada votação.
Viaturas da Polícia Militar de São Paulo – PM de SP
Divulgação/SSP

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®