Início » Gleisi inicia nova rodada de reuniões com Motta e partidos para saber tamanho da base do governo

Gleisi inicia nova rodada de reuniões com Motta e partidos para saber tamanho da base do governo

por Redação
gleisi-inicia-nova-rodada-de-reunioes-com-motta-e-partidos-para-saber-tamanho-da-base-do-governo


A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fará nesta semana uma nova rodada de reuniões com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com líderes de partidos da base e do Centrão para avaliar o tamanho do apoio ao governo e tentar reorganizar a articulação política na reta final do ano. Além
A expectativa é de encontros com representantes do MDB, PSD e Podemos, além de conversas com dirigentes do PP, União Brasil e Republicanos, partidos que têm cargos no governo, mas vêm registrando comportamento dividido em votações na Câmara.
O objetivo de Gleisi é medir quantos votos o governo pode efetivamente contar daqui para frente — tanto para aprovar projetos econômicos de interesse do Planalto, quanto para desenhar estratégias políticas para 2026.
Motta rebate crítica de Lula ao Congresso: ‘mais direcionada à extrema direita’
Redistribuição de cargos e revisão de demissões
Há duas semanas, o governo começou a exonerar aliados do Centrão de cargos federais após sofrer uma derrota com a derrubada da MP 1303, que substituiria o aumento do IOF. A decisão provocou reação em partidos que haviam se afastado da articulação política, e Gleisi tenta agora reconstruir pontes.
Segundo auxiliares do Planalto, a ministra deve discutir a redistribuição de cargos e até rever algumas demissões, caso os parlamentares garantam fidelidade em votações-chave.
Leia também:
Octavio Guedes: exoneração de indicados do Centrão pode dar mais poder a Hugo Motta
Na última semana, Gleisi e Hugo Motta receberam, na residência oficial da Câmara, o líder do PP, Dr. Luizinho, e o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), além dos líderes Pedro Lucas (União Brasil) e Gilberto Abramo (Republicanos).
De acordo com o blog de Valdo Cruz, parlamentares dessas legendas manifestaram interesse em manter espaços no governo, assumindo o compromisso de votar a favor de projetos de interesse do Palácio do Planalto.
Nos bastidores, assessores de Lula avaliam que a estratégia de demitir indicados políticos surtiu efeito: muitos deputados que haviam votado contra o governo agora buscam reaproximação, dizendo-se arrependidos e dispostos a recompor o diálogo.
Um exemplo dessa reconciliação ocorreu na reunião com o Progressistas, partido que havia se afastado do governo.
O ministro André Fufuca — que chegou a ser punido pela legenda por permanecer no cargo — ficará licenciado, sem sanções internas, e o PP continuará com a mesma cota de indicações no Ministério dos Esportes.
A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais
Reprodução/TV Globo
Alertas e promessas de Motta
O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (22) que a relação entre o governo e o Congresso “ainda tem muito a melhorar” e que o Planalto precisa ajustar a articulação política para conseguir avançar nas votações do Orçamento de 2026.
Apesar das críticas, Motta prometeu votar ainda nesta semana o projeto de corte de gastos que o governo deve enviar ao Legislativo, mas pediu a Gleisi Hoffmann que acelere a liberação de emendas parlamentares ainda neste ano. Segundo ele, há verbas represadas que estão comprometendo o cronograma de pagamentos no fim de 2025.
Gleisi e Motta também acertaram uma nova estratégia para a medida provisória que aumentava a arrecadação com o aumento de alguns tributos. A MP perdeu validade após ser retirada da pauta da Câmara. O governo pretende fatiar o texto e reenviar o conteúdo em dois projetos de lei e uma nova medida provisória, retomando trechos sobre corte de gastos e fechamento de brechas fiscais.
Um dos projetos, com pedido de urgência, vai tratar da tributação de apostas esportivas (bets), fintechs e juros sobre capital próprio.
Esse último é considerado o mais polêmico e deve enfrentar resistência entre deputados, embora a avaliação da base governista seja de que a taxação das bets tem chances de ser aprovada.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®