França vai suspender importação de frutas do Mercosul com agrotóxicos proibidos na Europa | G1

França vai suspender importação de frutas do Mercosul com agrotóxicos proibidos na Europa | G1

Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu no domingo (4).


  • O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, anunciou no domingo (4) que a França vai proibir a importação de frutas da América do Sul que contenha resíduos de cinco agrotóxicos proibidos na Europa.

  • No anúncio, feito em seu perfil no X, Lecornu disse que uma ordem sobre o tema será emitida nos próximos dias pela ministra da Agricultura, Annie Genevard.

  • O g1 entrou em contato com o Ministério da Agricultura brasileiro para entender se a medida pode impactar o país e aguarda um posicionamento.

  • Os agrotóxicos proibidos na Europa são: mancozeb, glufosinato, tiofanato-metílico e carbendazim.

O primeiro-ministro francês Sébastien Lecornu, que apresentou sua renúncia ao presidente francês esta manhã, faz uma declaração no Hotel Matignon em Paris, em 6 de outubro de 2025. — Foto: Reuters/Stephane Mahe/Pool

O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, anunciou no domingo (4) que a França vai proibir a importação de frutas da América do Sul que contenha resíduos de cinco agrotóxicos proibidos na Europa: mancozeb, glufosinato, tiofanato-metílico e carbendazim.

No anúncio, feito em seu perfil no X, Lecornu disse que uma ordem sobre o tema será emitida nos próximos dias pela ministra da Agricultura, Annie Genevard.

“Abacates, mangas, goiabas, frutas cítricas, uvas e maçãs da América do Sul ou de outros lugares não serão mais permitidos no território nacional”, disse o primeiro-ministro francês.

“Uma brigada especializada realizará verificações reforçadas para garantir o cumprimento das nossas normas sanitárias”, acrescentou.

“Um primeiro passo para proteger nossas cadeias de suprimentos e nossos consumidores, e para combater a concorrência desleal, uma verdadeira questão de justiça e equidade para nossos agricultores”.

O g1 entrou em contato com o Ministério da Agricultura brasileiro para entender se a medida pode impactar o país e aguarda um posicionamento.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Ops!

Postagens relacionadas

Venezuela: tensão e equilíbrio

Dólar opera estável com foco na crise na Venezuela e em dados no Brasil e nos EUA | G1

PicPay entra com pedido para abrir capital nos EUA | G1