Início » Flor do Natal não é realmente flor e é venenosa | G1

Flor do Natal não é realmente flor e é venenosa | G1

por Redação
flor-do-natal-nao-e-realmente-flor-e-e-venenosa-|-g1

A planta, também chamada de bico-de-papagaio, exige alguns cuidados. Ela libera um látex tóxico, que pode causar alergias em pessoas e fazer mal a animais de estimação. Por isso, é importante ter atenção ao manusear e escolher bem o local onde será colocada.

Para atingir a coloração usada na decoração, é preciso dosar a quantidade de luz. O tom vermelho aparece como uma adaptação a dias mais curtos, comuns no inverno do Hemisfério Norte, de onde a planta é originária.

Não é flor

A poinsétia é da família Euphorbiaceae, a mesma da mandioca e da seringueira. Uma das características desse grupo é que as plantas não têm flores, mas inflorescências — conjuntos de pequenas flores pouco visíveis, explica a bióloga Tays Izydoro, do Jardim Botânico de São Paulo. Veja foto mais abaixo.

A parte avermelhada também não é feita de folhas comuns, mas brácteas, um tipo de folha modificada. A função delas é proteger as inflorescências. Por isso, quando essas estruturas caem, o mesmo acontece com elas, diz o biólogo Marcus Nadruz, coordenador das coleções vivas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Inflorescência da poinsétia, cercada pelas brácteas. — Foto: Foto de Brian Forsyth via pexels

Para adquirir a coloração vermelha, a bico-de-papagaio precisa ficar em local sombreado. Isso acontece porque a planta é nativa do México, onde o Natal ocorre no inverno, com dias mais curtos.

A poinsétia existe também em outras colorações, como verdes e brancas, conta Nadruz.

Poinsétia branca — Foto: Foto de Eva Bronzini via pexels

É venenosa

Apesar de bonita, a poinsétia libera um látex, parecido com leite, que é venenoso. Se ingerido, ele causa sintomas semelhantes aos de alergia, como inchaço na boca e na língua, além do risco de fechamento da garganta.

Em pessoas mais sensíveis, o contato com o látex também pode causar coceira e irritação na pele.

Por isso, o ideal é usar luvas sempre que for manusear a planta, evitando o contato direto.

A poinsétia também pode fazer mal aos pets, se for ingerida. Assim como em humanos, pode causar irritação na boca, mas também vômitos, salivação excessiva e diarreia, aponta Izydoro, do Jardim Botânico de São Paulo.

Como virou a flor do Natal?

Segundo Nadruz, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os mexicanos começaram a usar a poinsétia como decoração de Natal devido à sua coloração vermelha, que, no cristianismo, remete ao sangue de Jesus.

Izydoro explica que a planta foi levada aos Estados Unidos, onde se popularizou. No país, ela passou a ser associada ao Natal porque atinge o tom mais vermelho nessa época, quando é inverno e os dias são mais curtos.

A bico-de-papagaio foi levada aos Estados Unidos por Joel Roberts Poinsett, o primeiro embaixador do país no México. Por isso, ficou conhecida como poinsétia, explica Nadruz.

O nome científico da planta é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela Euphorbia”, em latim.

Como cuidar em casa

Para quem incluiu a poinsétia entre a sua decoração de Natal, alguns cuidados podem fazer com que a planta viva para além das festas de fim de ano. Veja a seguir.

  • Mantenha a planta em local sombreado até que atinja a coloração desejada.
  • Depois de ficar bem avermelhada, ela pode ser colocada em uma área mais aberta, mas sem contato direto com o sol.
  • O solo precisa sempre estar úmido. Para saber se é hora de regar, basta tocar a terra: se ainda estiver úmida, não é necessário colocar água.
  • Mantenha a terra sempre adubada.

Entenda por que a ceia de Natal tem perua e não peru

Entenda por que a ceia de Natal tem perua e não peru

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®