Início » FGC não manda SMS a credores do banco Master para devolver dinheiro | G1

FGC não manda SMS a credores do banco Master para devolver dinheiro | G1

por Redação
fgc-nao-manda-sms-a-credores-do-banco-master-para-devolver-dinheiro-|-g1

É #FAKE que FGC envia mensagem a investidores do banco Master prometendo devolução de dinheiro; trata-se de golpe

Criminosos se passam por representantes do Fundo Garantidor de Crédito e exigem pagamento antecipado em troca de compensação por ‘investimento’. Ao Fato ou Fake, órgão denunciou fraudes e reforçou que informações estão apenas em canais oficiais.


Imagem de aplicativo que imita a aparência do FGC — Foto: g1

Circulam nas redes sociais mensagens atribuídas ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) prometendo a devolução do dinheiro de investidores do banco Master – além de um aplicativo que mostraria o “ressarcimento em tempo real” dos valores aplicados. É #FAKE.

Leia, abaixo, respostas a estas 3 perguntas:

🛑 Como são os conteúdos falsos?

  • Desde 12 de janeiro, links para um aplicativo falso e mensagens fraudulentas de golpistas se passando pelo FGC viralizaram redes como o Facebook, Instagram e X.
  • Em um dos exemplos de fraude, um aplicativo falso chegou a ser disponibilizado na Google Play com o nome “Ressarcimento”. As imagens do anúncio, com tons de azul-escuro e texto em branco, procuram imitar a identidade visual do FGC e têm os seguintes dizeres: “Acompanhe seu ressarcimento em tempo real”; e “Não perca nenhuma atualização”.
  • Paralelamente, há também mensagens (SMS) fraudulentas que convidam o credor a ligar para uma central telefônica falsamente integrada ao FGC. Uma delas alega: “FGC: Boa notícia. Os valores investidos no CDB do Banco Master estão liberados para devolução. Ligue agora: [número de telefone]”.

Procurada, a assessoria de imprensa do FGC reforçou que as informações sobre o processo de pagamento da garantia referente ao banco Master estão concentradas no site, no aplicativo e nos perfis oficiais da entidade nas redes sociais (leia mais abaixo).

Ao Fato ou Fake, Thiago Bordini, diretor de Cyber Threat Intelligence e Prevenção a Fraudes na Cyber Horizon Group, explica que, ao instalar o aplicativo falso, o usuário baixa um trojan bancário (tipo de vírus desenhado para atacar aplicativos financeiros): “O malware coleta os dados de acesso ao aplicativo da vítima, além de ter a possibilidade de coletar dados do celular da vítima e controlá-lo remotamente. Ele poderia, por exemplo, interferir nas telas de um aplicativo, inserindo dados no lugar da vítima, dentre outros efeitos”.

⚠️ Por que se trata de golpe?

A nota enviada pelo FGC por e-mail ao Fato ou Fake diz: “O FGC identificou um aplicativo falso na plataforma Android para recebimento da garantia e solicitamos a sua remoção. Os golpistas e fraudadores também estão utilizando indevidamente do nome do FGC, bem como tentando interferir no regular processo de pagamento. O FGC reforça que não realiza contato com credores por WhatsApp, SMS ou outros aplicativos de mensagens, não cobra qualquer tipo de taxa para o pagamento da garantia, não utiliza intermediários para a realização de pagamentos e não oferece atendimento presencial”.

Segundo o órgão, as ações dos golpistas visam a obtenção de informações pessoais e cobranças:

“O objetivo dessas ações é induzir credores a fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos antecipados sob a falsa promessa de recebimento da garantia de forma mais rápida. Cabe ressaltar que o processo de pagamentos de garantias não será de qualquer forma facilitado ou agilizado pela intervenção de terceiros”.

📌 Como se proteger?

O FGC compartilhou ainda dicas de segurança:

  • Não clique em links suspeitos e não forneça informações pessoais em resposta a comunicações não oficiais, nem se você não buscou o suporte do FGC.
  • Todas as informações sobre o processo de pagamento da garantia devem ser acompanhadas exclusivamente pelos canais oficiais do FGC: o aplicativo, o site www.fgc.org.br e os perfis institucionais da entidade nas redes sociais.

Imagem de aplicativo que imita a aparência do FGC — Foto: g1

Veja também

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Ops!

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®