Início » Estádio Municipal de Montes Claros ganha grama do mesmo tipo que o Mineirão

Estádio Municipal de Montes Claros ganha grama do mesmo tipo que o Mineirão

por Redação
estadio-municipal-de-montes-claros-ganha-grama-do-mesmo-tipo-que-o-mineirao


O projeto de reforma completa e modernização do Estádio Municipal Juvêncio Augusto Soares, conduzido pela Prefeitura de Montes Claros, chega à reta final com uma das etapas mais esperadas pelos amantes do futebol: o plantio do gramado.
Os investimentos do Município contemplam a aplicação da grama Bermuda – variação “Celebration”, já utilizada em alguns dos principais estádios brasileiros, como o Mineirão e o Maracanã, e reconhecidamente mais resistente ao pisoteio de atletas e de menor tempo de regeneração.
O Estádio receberá os jogos do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em 2026, com o acesso do North Esporte Clube. A tabela marca para o dia 14 de janeiro o primeiro jogo oficial no local, contra o Atlético Mineiro.
NÚMEROS
A área total só de aplicação da grama será de quase 9 mil metros quadrados. A grama vem no formato de rolos com 30 metros de comprimento e entre 70 e 80 centímetros de largura. Há um plástico protetor para a maior conservação e para se evitar a quebra das placas.
A aplicação é feita da esquerda para a direita (de uma lateral à outra do campo), com uma moderna máquina para a abertura dos rolos, que minimiza a compressão durante a instalação das placas de grama e ganha tempo na execução do serviço.
Os números revelam a dimensão do que representa o processo de colocação do gramado: são 26 caminhões/carretas para o transporte. Cada veículo comporta de 25 a 26 rolos de grama, que tem como origem as fazendas especializadas na região de Jardinópolis, no interior de São Paulo. A colheita é feita gradativamente para melhor conservação e menor desgaste durante o transporte.
“Há um critério de colheita, porque a grama não pode ser retirada debaixo de chuva em sua origem. O plantio é mais rápido por causa da técnica que a máquina nos oferece. Uma vez feito o plantio, caso chova, a água da chuva é rica em percentuais de nitrogênio, o que é extremamente benéfico à grama recém plantada”, explica Avelino de Almeida Filho, administrador da empresa responsável pelo serviço, contratada mediante processo licitatório da Prefeitura.
Com um ou outro ajuste no cronograma, a Prefeitura de Montes Claros estabeleceu em agosto último uma linha de tempo para a modernização completa do estádio, e para isso formou uma força-tarefa administrativa, técnica e jurídica para cumprir as adequações necessárias no Estádio “Juvenção” dentro do prazo limite de vistoria determinado pela FMF – Federação Mineira de Futebol. Haverá conferência dos órgãos específicos: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária (além da própria Federação).
Os trabalhos são conduzidos pelas secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Serviços Urbanos, além da Esurb e da Secretaria de Agricultura, entre outros setores da Prefeitura.
GRAMADO DO JUVENÇÃO ESTÁ FICANDO UM VERDADEIRO TAPETE
Solon Queiroz/SECOM-PMMC

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®