Início » ES ultrapassa SP e volta a ser o 2º maior produtor de petróleo do país | G1

ES ultrapassa SP e volta a ser o 2º maior produtor de petróleo do país | G1

por Redação
es-ultrapassa-sp-e-volta-a-ser-o-2o-maior-produtor-de-petroleo-do-pais-|-g1

O estado capixaba foi responsável por produzir 5,12% de todo o petróleo do país, segundo dados consolidados de 2025, da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O estado paulista produziu 4,89%. Já o Rio lidera com folga o ranking, com 87,8% de tudo o que é produzido no país.

Ao longo de todo o ano passado, 70,45 milhões de barris foram produzidos no estado capixaba, representando um aumento de 24,3% em relação ao ano anterior, que tinha registrado 56,65 milhões de barris.

Além da posição no ranking, o Espírito Santo tem um dos cinco campos que mais produziram petróleo no período. O Campo de Jubarte, no Sul do estado, teve uma média de 152 mil barris por dia, o que corresponde a 4,14% da produção nacional.

Os outros maiores produtores foram o campo de Tupi (21,36%), de Búzios (20,47%), Mero (14,44%) e Itapu (4,19%). Os cinco, juntos, representam cerca de 65% da produção total marítima.

Segundo Nathan Diirr, gerente de Ambiente de Negócios do Observatório Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), que analisou os dados, a expectativa é que, nos próximos meses, a produção seja reforçada com a retomada das operações do navio-plataforma Maria Quitéria, que tem capacidade de produzir diariamente até 100 mil barris de óleo por dia.

O navio da Petrobras foi um dos que contribuíram para o aumento da produção capixaba em 2025. Nos meses em que esteve em operação, a plataforma teve aumentos gradativos de produção. Desde 11 de dezembro de 2025, o Maria Quitéria sem produzir, em razão de uma parada programada para reparos no gasoduto. A expectativa é que retome a produção no final de fevereiro de 2026.

O navio-plataforma Maria Quitéria, no campo de Jubarte, no Sul do Espírito Santo. — Foto: Divulgação Yinson/ Agência Petrobras

Produção brasileira bateu recorde

A produção de petróleo no Brasil bateu recorde em 2025, tendo sido 12,3% maior que a de 2024. Por dia, foram 3,770 milhões de barris.

O gás natural também teve produção maior, com média anual de 179 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

Quase 80% da produção nacional de petróleo e gás é proveniente de reservatórios do pré-sal. Já o pós-sal e terrestre representam 15,45% e 4,92%.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®