Eduardo Paes sela aliança com MDB e anuncia Jane Reis como candidata a vice para o Governo do Rio

Eduardo Paes sela aliança com MDB e anuncia Jane Reis como candidata a vice para o Governo do Rio


Eduardo Paes no anúncio do gabinete de transição da Prefeitura do Rio
Reprodução/ TV Globo
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pré-candidato ao governo do estado, anuncia oficialmente nesta quinta-feira (19) o nome da advogada Jane Reis para ocupar o posto de vice em sua chapa. Jane é irmã de Washington Reis, presidente estadual do MDB e ex-prefeito de Duque de Caxias, principal reduto eleitoral da família na Baixada Fluminense.
O evento de oficialização contará com a presença do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi. O ex-presidente Michel Temer também era esperado para o anúncio, mas, segundo interlocutores, não conseguiu conciliar compromissos de agenda.
Quer saber antes o que é notícia? Baixe o app do g1, é de graça
Temer foi um dos “homenageados” no desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, no enredo sobre a trajetória do presidente Lula — que também apoia a candidatura de Paes. No desfile, o emedebista foi retratado por um ator roubando a faixa presidencial de Dilma Rousseff no carro abre alas da escola.
A cena foi uma referência ao impeachment da ex-presidente que aconteceu em 2016. Na época, Temer era vice-presidente na chapa reeleita em 2014.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Xadrez político e Baixada Fluminense
A escolha de Jane Reis é vista como um movimento estratégico de Paes para consolidar sua influência na Baixada Fluminense, região considerada o “fiel da balança” nas eleições estaduais do Rio. Até então, o nome mais cotado era o de Rogério Lisboa, ex-prefeito de Nova Iguaçu, mas entraves partidários (a federação entre PP e União Brasil) dificultaram a viabilização de seu nome.
Rio pode ter duas eleições para governador em um ano? Entenda o que é o mandato-tampão
Com a chegada do MDB, Eduardo Paes amplia um arco de alianças que já conta com o apoio do PT de Lula e de setores da esquerda, atraindo agora uma ala que mantinha forte ligação com a família Bolsonaro no estado.
Além do peso político da família Reis, a escolha de Jane traz componentes simbólicos para a pré-campanha:
Representatividade: Garante uma mulher na chapa majoritária.
-Diálogo religioso: Jane tem boa entrada junto ao eleitorado evangélico, segmento onde Paes busca reduzir resistências.
Interiorização: A aliança garante capilaridade ao PSD no estado, utilizando a estrutura de prefeitos e lideranças regionais do MDB
Com o novo desenho, a chapa de Paes tenta se posicionar como uma “frente ampla”, unindo desde o centro-direita até a esquerda progressista na disputa pelo Palácio Guanabara.

Postagens relacionadas

STF julga ação contra lei que estabelece programa ‘Escola Sem partido’

Renan Calheiros diz que Centrão manobra para esvaziar depoimento de Vorcaro no Senado

Tarcísio comemora rebaixamento de escola de samba que homenageou Lula: ‘Desfile horroroso, já vai tarde’