É #FAKE que vídeo mostre secretário da Guerra dos EUA desembarcando no Brasil

É #FAKE que vídeo mostre secretário da Guerra dos EUA desembarcando no Brasil


Hegseth não foi visto no Brasil
g1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, desembarcou no Brasil. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado em 23 de novembro no TikTok, onde obteve mais de 530 mil visualizações, o post mostra dois vídeos: na metade superior do quadro, aparece o secretário de Guerra do governo de Donald Trump desembarcando um helicóptero e cumprimentando pessoas; na metade inferior, um avião militar é flagrado sobrevoando edifícios.
Uma caixa de texto sobreposta a essa segunda cena diz: “Avião de guerra voando baixo chama atenção no DF”. Uma segunda mensagem acrescenta: “Secretário de Guerra dos Estados Unidos acaba de chegar no Brasil. O bicho vai pegar”.
Apesar de reais — e não algo feito com inteligência artificial (IA), por exemplo —, os vídeos não mostram a chegada de Hegseth no Brasil. Desde que assumiu a chefia do Pentágono, ele jamais teve qualquer agenda oficial no país (veja mais abaixo).
A publicação falsa viralizou um dia depois de Jair Bolsonaro (PL) ter sido preso e levado à sede da Polícia Federal de Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A determinação ocorreu depois de o ex-presidente violar a tornozeleira eletrônica – ele disse ter queimado o aparelho com ferro de solda.
⚠️ Por que isso é mentira?
O primeiro vídeo mostra o secretário de Trump chegando, em setembro, a uma cerimônia militar na Virgina. O segundo exibe um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em filmagem de junho.
O Fato ou Fake verificou os comunicados de imprensa disponíveis no site do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, e não há qualquer documentação sobre uma visita oficial de Hegseth ao Brasil. Procurada, a coordenadora-geral de atendimento à imprensa internacional da Secretária de Comunicação Social (Secom) no Brasil disse que: “Não houve qualquer encontro de Hegseth com o presidente Lula ou com autoridades do Itamaraty”.
Para encontrar os conteúdos originais que serviram de base para o post mentiroso, o Fato ou Fake selecionou frames (imagens estáticas) dos dois vídeos. Depois, fez uma busca reversa por esses formas em plataformas como o Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o material havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
Vídeo 1 (saída de Hegseth do helicóptero) – O resultado levou a um registro de 30 de setembro veiculado pela ABC News e veículos americanos. Na ocasião, o secretário chegou a Quantico, na Virgínia, para uma cerimônia militar que ocorreria na sede dos Fuzileiros Navais, na mesma data. Trump também participou do evento, que com a presença de centenas de generais e almirantes do Exército americano.
Vídeo 2 (avião sobrevoando Brasília) – O resultado levou a um registro publicado em 4 de junho pelo portal Metrópoles. O avião do vídeo foi flagrado em Tantuatinga Sul, no Distrito Federal. Trata-se do cargueiro modelo KC-390, da FAB.
Hegseth não foi visto no Brasil
g1
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Postagens relacionadas

Governo cria grupo de trabalho e tenta retomar protagonismo na regulamentação dos aplicativos

Bolsonaro pode ir ao semiaberto em 2033 e ser solto em 2037, diz Vara de Execuções do DF

De ‘imperador do mundo’ ao ‘gosto dele’: Trump e Lula trocaram hostilidade pelos afagos em poucos meses; entenda