É #FAKE que teste com pão detecte metanol em bebida alcoólica
Reprodução
Circula nas redes sociais o vídeo de um “teste caseiro” para, supostamente, detectar se uma bebida alcoólica tem metanol. A cena mostra uma pessoa despejando um líquido em uma fatia de pão de forma, e a descrição diz que “se fica preto, é porque tem [a] substância”. É #FAKE.
selo fake
g1
Veja, abaixo, respostas a estas 3 perguntas:
Como é o vídeo falso?
Por que isso é mentira?
Como é o teste de metanol?
🛑 Como é o vídeo falso?
Publicado nesta terça-feira (7) no TikTok, onde passou de 2,2 milhões de visualizações, o vídeo tem a seguinte descrição:”Se o pão fica preto é porque tem substância de metanol”. Além disso, há esta mensagem sobreposta às imagens: “Teste do metanol”.
As cenas mostram uma pessoa abrindo uma garrafa, enchendo a tampa e despejando o líquido sobre um pão de forma. Após alguns segundos, surge no centro da fatia uma mancha um pouco mais escura, de tonalidade parecida com a da borda.
O Fato ou Fake mostrou a publicação ao professor Thiago Carita Correra, do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Ele afirma: “Não é verdade. O metanol não causa alteração de cor. Não existe teste para metanol que possa ser feito pelo consumidor. Apenas em laboratório” (leia detalhes abaixo).
O conteúdo mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil. O balanço divulgado pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (8) informou que subiu para cinco o número de mortos no estado.
🔍Usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, o metanol é um álcool altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Voltar ao índice.
⚠️ Por que isso é mentira?
“O vídeo não é verdadeiro, pois o metanol não muda de cor se colocado no pão”, explica Correra. Para exemplificar, ele enviou ao Fato ou Fake uma gravação feita pelos pesquisadores James Lee e Cesar Dantas, também da USP, mostrando gotas de metanol puro sendo adicionadas a um pedaço de bolo – e não ocorre qualquer mudança de coloração (assista abaixo).
Vídeo mostra gotas de metanol puro adicionadas a pedaço de bolo
O professor Jorge A. W. Gut, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), da mesma universidade, confirma: “Não há teste caseiro para detectar a presença do metanol na bebida falsificada”.
O professor e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriano Lisboa Monteiro, completa: “Se pegar um pão e jogar um pouco de metanol, só vai molhar – mas não tem reação nenhuma”. Ele gavou um vídeo para exemplificar (assista abaixo).
Vídeo mostra gotas de metanol puro adicionadas a pedaço de pão
Voltar ao índice.
🔬 Como é o teste de metanol?
Monteiro, da UFGRS, explica que o teste de laboratório mais correto para detectar metanol em uma bebida é o que usa um equipamento chamado cromatógrafo gasoso (veja imagem abaixo).
Cromatógrafo gasoso na UFRGS
Reprodução/ UFRGS
Antes de injetar a bebida no cromatógrafo gasoso, é necessário introduzir no equipamento a chamada substância padrão. Ela tem alta pureza e é usada para identificar todos os compostos da amostra.
O cromatógrafo tem um monitor que exibe um gráfico, no qual é apontada a concentração de cada uma das substâncias da bebida.
Quanto maior é o pico referente a uma substância, maior a concentração dela.
Para exemplificar, Monteiro fez uma análise de cachaça (veja abaixo). Em 4 minutos, há um ínfimo traço indicando metanol, numa concentração baixíssima e residual (0,01% do álcool da bebida), permitida por lei. Em 4,264 minutos, há o pico do etanol, consideravelmente mais elevado, numa concentração alta (99,9% do álcool da bebida).
A indicação de metanol aparece antes do etanol apenas porque ele tem um número menor de carbonos e é mais volátil (passa com mais facilidade do estado líquido para o gasoso).
Já numa segunda análise, Monteiro adicionou metanol na mesma cachaça. E, justamente por esse motivo, o pico em 4 minutos aumentou bastante de tamanho.
Para exemplificar, Monteiro fez uma análise de uma cachaça por cromatografia gasosa. O pico em 4,264 é o etanol (99,99%). O pico bem pequeno em 4,0 minuto é o metanol com 0,01%
Reprodução
Segunda análise adicionando metanol na mesma cachaça. Veja que o pico em 4,0 aumenta
Reprodução
Voltar ao índice.
É #FAKE que teste com pão detecte metanol em bebida alcoólica
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®