Início » É #FAKE que ‘teste com pão’ detecta se há metanol na bebida alcoólica

É #FAKE que ‘teste com pão’ detecta se há metanol na bebida alcoólica

por Redação
e-#fake-que-‘teste-com-pao’-detecta-se-ha-metanol-na-bebida-alcoolica


É #FAKE que teste com pão detecte metanol em bebida alcoólica
Reprodução
Circula nas redes sociais o vídeo de um “teste caseiro” para, supostamente, detectar se uma bebida alcoólica tem metanol. A cena mostra uma pessoa despejando um líquido em uma fatia de pão de forma, e a descrição diz que “se fica preto, é porque tem [a] substância”. É #FAKE.
selo fake
g1
Veja, abaixo, respostas a estas 3 perguntas:
Como é o vídeo falso?
Por que isso é mentira?
Como é o teste de metanol?
🛑 Como é o vídeo falso?
Publicado nesta terça-feira (7) no TikTok, onde passou de 2,2 milhões de visualizações, o vídeo tem a seguinte descrição:”Se o pão fica preto é porque tem substância de metanol”. Além disso, há esta mensagem sobreposta às imagens: “Teste do metanol”.
As cenas mostram uma pessoa abrindo uma garrafa, enchendo a tampa e despejando o líquido sobre um pão de forma. Após alguns segundos, surge no centro da fatia uma mancha um pouco mais escura, de tonalidade parecida com a da borda.
O Fato ou Fake mostrou a publicação ao professor Thiago Carita Correra, do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Ele afirma: “Não é verdade. O metanol não causa alteração de cor. Não existe teste para metanol que possa ser feito pelo consumidor. Apenas em laboratório” (leia detalhes abaixo).
O conteúdo mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil. O balanço divulgado pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (8) informou que subiu para cinco o número de mortos no estado.
🔍Usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, o metanol é um álcool altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Voltar ao índice.
⚠️ Por que isso é mentira?
“O vídeo não é verdadeiro, pois o metanol não muda de cor se colocado no pão”, explica Correra. Para exemplificar, ele enviou ao Fato ou Fake uma gravação feita pelos pesquisadores James Lee e Cesar Dantas, também da USP, mostrando gotas de metanol puro sendo adicionadas a um pedaço de bolo – e não ocorre qualquer mudança de coloração (assista abaixo).
Vídeo mostra gotas de metanol puro adicionadas a pedaço de bolo
O professor Jorge A. W. Gut, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), da mesma universidade, confirma: “Não há teste caseiro para detectar a presença do metanol na bebida falsificada”.
O professor e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriano Lisboa Monteiro, completa: “Se pegar um pão e jogar um pouco de metanol, só vai molhar – mas não tem reação nenhuma”. Ele gavou um vídeo para exemplificar (assista abaixo).
Vídeo mostra gotas de metanol puro adicionadas a pedaço de pão
Voltar ao índice.
🔬 Como é o teste de metanol?
Monteiro, da UFGRS, explica que o teste de laboratório mais correto para detectar metanol em uma bebida é o que usa um equipamento chamado cromatógrafo gasoso (veja imagem abaixo).
Cromatógrafo gasoso na UFRGS
Reprodução/ UFRGS
Antes de injetar a bebida no cromatógrafo gasoso, é necessário introduzir no equipamento a chamada substância padrão. Ela tem alta pureza e é usada para identificar todos os compostos da amostra.
O cromatógrafo tem um monitor que exibe um gráfico, no qual é apontada a concentração de cada uma das substâncias da bebida.
Quanto maior é o pico referente a uma substância, maior a concentração dela.
Para exemplificar, Monteiro fez uma análise de cachaça (veja abaixo). Em 4 minutos, há um ínfimo traço indicando metanol, numa concentração baixíssima e residual (0,01% do álcool da bebida), permitida por lei. Em 4,264 minutos, há o pico do etanol, consideravelmente mais elevado, numa concentração alta (99,9% do álcool da bebida).
A indicação de metanol aparece antes do etanol apenas porque ele tem um número menor de carbonos e é mais volátil (passa com mais facilidade do estado líquido para o gasoso).
Já numa segunda análise, Monteiro adicionou metanol na mesma cachaça. E, justamente por esse motivo, o pico em 4 minutos aumentou bastante de tamanho.
Para exemplificar, Monteiro fez uma análise de uma cachaça por cromatografia gasosa. O pico em 4,264 é o etanol (99,99%). O pico bem pequeno em 4,0 minuto é o metanol com 0,01%
Reprodução
Segunda análise adicionando metanol na mesma cachaça. Veja que o pico em 4,0 aumenta
Reprodução
Voltar ao índice.
É #FAKE que teste com pão detecte metanol em bebida alcoólica
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®