Início » É #FAKE que Renata Vasconcellos noticiou no ‘Jornal Nacional’ 39 mortes por intoxicação com metanol; trata-se de IA

É #FAKE que Renata Vasconcellos noticiou no ‘Jornal Nacional’ 39 mortes por intoxicação com metanol; trata-se de IA

por Redação
e-#fake-que-renata-vasconcellos-noticiou-no-‘jornal-nacional’-39-mortes-por-intoxicacao-com-metanol;-trata-se-de-ia


É #FAKE que Renata Vasconcellos noticiou no Jornal Nacional 39 mortes por intoxicação com metanol; trata-se de IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo da jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, supostamente anunciando 600 casos e 39 mortes por intoxicação com metanol no Brasil. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo falso?
Publicado no Facebook na terça-feira (30), ele tem a seguinte legenda: “👉Surto de intoxicação por bebidas contaminadas causa alerta nacional (#Vídeo) 😭Mais de 600 casos foram confirmados em 30 dias; autoridades investigam mortes relacionadas ao consumo de metanol”.
O conteúdo usa inteligência artificial (IA) para criar um áudio fake e atribuir à jornalista Renata Vasconcellos a seguinte declaração mentirosa: “Nos últimos 30 dias, mais de 600 casos de intoxicação por metanol foram confirmados. Desse total, pelo menos 39 mortes já foram registradas. Instituições estimam que o número real de vítimas pode ser muito maior, devido a subnotificação de casos”.
O material mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica.
O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (6), aponta que o Brasil tem 17 casos notificados de intoxicação por metanol, sendo 15 no estado de São Paulo. Ao todo, o país contabiliza 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Outras 200 ocorrências estão em investigação.
A pasta também confirmou duas mortes em São Paulo. Outros 12 óbitos seguem em investigação (seis em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará). Após a divulgação desse boletim, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, confirmou a morte de uma jovem de 30 anos que estava internada em estado grave após tomar vodca com suco de pêssego.
🔍Usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, o metanol é um álcool altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
⚠️ Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. Resultado da análise, que verifica o “nível de autenticidade” do áudio: pontuação de 5 (em uma escala que vai de 0 a 100). Um valor baixo como esse indica que o material avaliado tem altíssima probabilidade de ser deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos). Além disso, a equipe do Jornal Nacional confirmou que se trata de algo falso.
Além disso, os números apresentados no material também são enganosos.
É #FAKE que Renata Vasconcellos noticiou no Jornal Nacional 39 mortes por intoxicação com metanol; trata-se de IA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®