Início » Deputado com alinhamento bolsonarista deve relatar processo contra Eduardo Bolsonaro

Deputado com alinhamento bolsonarista deve relatar processo contra Eduardo Bolsonaro

por Redação


Motta justifica decisão que barrou Eduardo Bolsonaro como liderança da minoria: ‘Estritamente técnica’
O deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) deve ser o escolhido para relatar o processo de cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética. Freitas tem alinhamento a pautas bolsonaristas e afirmou em redes sociais ser a favor, por exemplo, de uma anistia ampla, geral e irrestrita e do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O parlamentar foi um dos sorteados para formar a lista tríplice que antecede a escolha do relator. Os outros sorteados foram Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP). A palavra final cabe ao presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), que deve anunciar sua decisão nesta sexta-feira (26).
📱 Receba o blog da Sadi no seu Whatsapp
Segundo interlocutores de Schiochet, pesou contra Paulo Lemos o fato de ele ser do PSOL, o que poderia indicar um posicionamento já fechado contra Eduardo. Já contra a deputada Duda Salabert, um vídeo gravado por ela após o sorteio complicou sua posição. Na gravação, ela diz ter uma relação íntima com Eduardo. “Para quem não sabe, há seis anos, quando eu lancei minha candidatura ao Senado, o próprio Eduardo Bolsonaro compartilhou nas suas redes sociais um discurso de ódio contra mim”, disse, completando que atuação de bolsonaristas culminaram com a sua demissão da escola onde trabalhava.
O deputado Marcelo Freitas tem histórico de atuação favorável a pautas bolsonaristas. Ele vem se posicionando, por exemplo, a favor de uma anistia ampla, geral e irrestrita e criticado supostos abusos por parte do STF.
Deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG)
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por participação na trama golpista, ele o classificou como uma análise “de cartas marcadas” e se disse preocupado com a “parcialidade” da 1ª Turma. Já sobre o tarifaço, criticou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua dificuldade de interlocução com Donald Trump, sem mencionar Eduardo.
LEIA TAMBÉM: Julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF que pode torná-lo inelegível pode ficar para 2026
Esse é apenas uma das quatro representações contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética. Essa é focada nos ataques que o próprio deputado tem feito ao STF e as ameaças às eleições de 2026. Já os outros três são mais focados na atuação do deputado para influenciar o governo norte-americano a promover sanções contra o Brasil.
Com relação aos outros três, Schiochet falou em entrevista ao Estúdio i que solicitou à Mesa Diretora que sejam apensados, ou seja, tramitem em conjunto. Caso seja autorizado, será feito outro sorteio para a escolha de um novo relator.
O blog procurou o deputado Marcelo Freitas, mas não teve retorno até a publicação.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®