Início » Conta de luz terá desconto em agosto com bônus de Itaipu | G1

Conta de luz terá desconto em agosto com bônus de Itaipu | G1

por Gilberto Cruz
conta-de-luz-tera-desconto-em-agosto-com-bonus-de-itaipu-|-g1

Segundo a Aneel, consumidores com gasto médio de 116 kWh por mês devem receber cerca de R$ 9 de crédito na fatura.


Conta de luz seguirá sem taxa extra em fevereiro, decide Aneel — Foto: Divulgação/Agência Nacional de Energia Elétrica

As contas de luz de agosto terão um alívio de R$ 767,2 milhões com o chamado “bônus de Itaipu”, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (25).

Pelos cálculos da Aneel, consumidores com consumo médio mensal de 116 kWh — próximo à média dos beneficiários — devem receber um crédito de cerca de R$ 9,16.

O bônus de Itaipu é um crédito distribuído anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais. O valor é calculado com base no saldo da conta de comercialização da energia gerada pela usina hidrelétrica binacional no ano anterior.

Em 2025, o saldo da conta de Itaipu chegou a R$ 1,29 bilhão.

Agora no g1

Agora no g1

Antes da distribuição do crédito aos consumidores, R$ 524,4 milhões foram descontados do total para formar uma reserva técnica financeira para 2026. Segundo a Aneel, esse mecanismo foi criado para reduzir os impactos de variações no fluxo de caixa e na tarifa da usina.

A homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel na próxima terça-feira, conforme a pauta divulgada nesta quinta-feira. A agência ainda não informou qual será o impacto do bônus na conta de luz de cada consumidor.

Ops!

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas Ltda © Todos direitos reservados CNPJ: 65.412.550/0001-63