Início » Comissão do Senado deve pedir compartilhamento de dados sigilosos do caso Master

Comissão do Senado deve pedir compartilhamento de dados sigilosos do caso Master

por Redação
comissao-do-senado-deve-pedir-compartilhamento-de-dados-sigilosos-do-caso-master


Enquanto o relator no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mantém sigilo total dos dados do Banco Master e de Daniel Vorcaro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que acompanha as investigações, deve requisitar o compartilhamento desses documentos nesta quarta-feira (11), durante votação de requerimentos.
No mesmo dia, a comissão vai estar com a direção da Polícia Federal (PF) e com o presidente do STF, Edson Fachin.
🔎Em 15 de janeiro, o Senado criou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações e apurações relacionadas a irregularidades atribuídas ao Banco Master. O grupo de trabalho pode convocar autoridades, além de realizar visitas institucionais.
Segundo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da CAE, a Comissão do Master quer o compartilhamento dos dados sigilosos para evitar que haja uma blindagem das investigações e alguns documentos não sejam analisados.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“Não podemos permitir que esse caso seja abafado. Devemos votar nesta quarta o compartilhamento de dados sigilosos do Banco Master, mesmo dia em que vamos conversar sobre isso tanto na PF como no Banco Central”, afirmou o senador Renan Calheiros.
A comissão já esteve com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
No BC, a orientação é para colaborar com a comissão, como tem sido no relacionamento com o STF e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Causou desconforto, porém, uma mensagem publicada pelo presidente da CAE em que ele faria uma ameaça indireta a Galípolo.
O senador citou que um presidente do BC já saiu preso do Congresso e afirmou esperar que isso não venha a se repetir, acrescentando confiar no apoio do presidente do Banco Central.
Interlocutores de Gabriel Galípolo destacam que o BC agiu de forma técnica desde o início e que não poupou Daniel Vorcaro, dono do Master, que acionou sua rede de apoio político para tentar evitar, sem sucesso, a liquidação do Master.
Esses mesmos interlocutores afirmaram que, se houve alguma falha, a comissão de sindicância vai esclarecer onde poderia ter ocorrido e como evitá-la no futuro.
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Pedro França/Agência Senado

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®