Início » Campanha de multivacinação: foco é atualizar cadernetas de menores de 15 anos; veja vacinas disponíveis

Campanha de multivacinação: foco é atualizar cadernetas de menores de 15 anos; veja vacinas disponíveis

por Redação
campanha-de-multivacinacao:-foco-e-atualizar-cadernetas-de-menores-de-15-anos;-veja-vacinas-disponiveis


Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes é realizada em Salvador
Com meta de atualizar cadernetas de menores de 15 anos em todo o país, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorre até 31 de outubro. O “Dia D” será no dia 18, e os avisos chegarão também pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Durante a ação, todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis — incluindo poliomielite e Covid-19 — e a orientação é que pais e responsáveis levem a caderneta para avaliação e atualização das doses.
O que muda na prática
A campanha mobiliza Unidades Básicas de Saúde diariamente e concentra esforços no sábado, 18 de outubro, para ampliar o acesso. A orientação do ministério é priorizar localidades com maior concentração de crianças e reforçar a atualização da caderneta, inclusive para covid-19.
Quando e para quem
O público-alvo são crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O “Dia D” ocorre em 18 de outubro, mas a vacinação segue normalmente de 6 a 31/10 nas salas de vacina.
Prefeitura de Santos inicia multivacinação de crianças, adolescentes e funcionários nas escolas da rede municipal de ensino.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Vacinas disponíveis
Estarão ofertadas as vacinas do calendário infantil e do adolescente:
BCG
Hepatite B
Penta (DTP/Hib/HB)
Poliomielite inativada
Rotavírus
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
Influenza
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Varicela
DTP
Hepatite A
HPV
Entre as prioridades, estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
Sarampo em alerta
Em razão da escalada de casos nas Américas do Norte, o ministério ampliará a oferta de tríplice viral também para adultos de 12 meses a 59 anos, como medida para prevenir reintrodução do vírus no Brasil. Em 2025, foram confirmados 31 casos importados no país, segundo a pasta.
HPV: meta é resgatar não vacinados
Haverá busca ativa para adolescentes não vacinados contra HPV, inclusive de 15 a 19 anos. A cobertura entre meninas de 9 a 14 anos chegou a 82% em 2024 (média global é 12%, segundo a OMS), enquanto entre meninos da mesma faixa etária foi de 67%, com crescimento relevante desde 2022.
Febre amarela: estados com reforço
Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, a orientação é intensificar a atualização vacinal da febre amarela para pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme diretrizes do Programa Nacional de Imunizações.
Como acompanhar a caderneta pelo celular
A Caderneta Digital da Criança está disponível no Meu SUS Digital (Web, iOS e Android). Pelo aplicativo, é possível verificar a situação vacinal, ver próximas doses e receber lembretes; desde abril, 1,8 milhão de acessos foram registrados. Alertas da campanha serão enviados a usuários logados com conta Gov.br.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®