Início » Brasil volta a ter acesso competitivo ao mercado dos EUA, avalia Ministério da Agricultura

Brasil volta a ter acesso competitivo ao mercado dos EUA, avalia Ministério da Agricultura

por Redação
brasil-volta-a-ter-acesso-competitivo-ao-mercado-dos-eua,-avalia-ministerio-da-agricultura

Brasil volta a ter acesso competitivo ao mercado dos EUA, avalia Ministério da Agricultura
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, considera que a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar as tarifas adicionais de 40% ao Brasil de produtos como café, carne e frutas volte a ter acesso competitivo ao mercado dos Estados Unidos.
“É uma excelente notícia para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA, apoiando assim na estabilização de preços para alguns produtos”, disse à Globonews.
Além da carne, do café e das frutas, Rua destaca a relevância da decisão especialmente sobre as cadeias produtivas da água de coco e das castanhas. “São produtos são muito relevantes.”
Ele explicou que o governo brasileiro procurou as autoridades americanas na semana passada, após o anúncio da tarifa linear de 10% para diversos países, incluindo o Brasil.
Na ocasião, Rua citou que o Brasil “questionou” e “chamou atenção” para o fato de a tarifa de 40% ter prevalecido.
No Itamaraty, a avaliação é que houve um “avanço importante”. Um dos principais motivos de comemoração foi o fato de a decisão de retirada das tarifas valer desde o dia 13 de outubro, ocasião da reunião entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Washington.
Entenda o que Trump revogou
Os EUA anunciaram a retirada da tarifa de 40% de alguns produtos brasileiros. A decisão foi publicada pela Casa Branca.
A seleção inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. São mais de 200 itens que foram acrescentados à lista de exceções do tarifaço aplicado ao Brasil.
A decisão é válida para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro, mesma data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que tratou sobre as tarifas.
Na semana passada, o governo Trump já havia reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, incluindo café, carne, açaí e manga, aplicadas a diversos países. No caso específico do Brasil, as taxas haviam caído de 50% para 40%.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®