Início » Bolsonaro faz parte do passado, e Trump sabe que rei morto, rei posto, diz Lula após encontro com norte-americano

Bolsonaro faz parte do passado, e Trump sabe que rei morto, rei posto, diz Lula após encontro com norte-americano

por Redação
bolsonaro-faz-parte-do-passado,-e-trump-sabe-que-rei-morto,-rei-posto,-diz-lula-apos-encontro-com-norte-americano


‘Bolsonaro faz parte do passado, e Trump sabe que rei morto, rei posto’, diz Lula após encontro com norte-americano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (27), que conversou com Donald Trump sobre Jair Bolsonaro, mas disse que o ex-presidente “faz parte do passado da política brasileira”. Os líderes do Brasil e Estados Unidos se reuniram na Malásia para discutir sobre o tarifaço e sanções contra autoridades brasileiras.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
“Ele sabe que rei morto, rei posto. Ele sabe. O Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira. Eu ainda disse para ele, com três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber, sabe, que o Bolsonaro era nada, praticamente”, afirmou.
Lula afirmou ainda ter dito a Trump que foi uma inverdade o que foi falado sobre o julgamento de Bolsonaro em carta dos EUA para justificar a taxação ao Brasil.
O presidente disse que explicou a Trump que o julgamento foi “muito sério, com provas muito contundentes”.
“Eu disse para ele a gravidade do que eles tentaram fazer no Brasil. Disse a ele que eles têm um plano para matar a mim, para matar meu vice-presidente, matar Alexandre de Moraes”, disse Lula.
No domingo, antes da reunião entre os presidentes, Trump foi questionado sobre Bolsonaro. Ele afirmou que “se sentia mal” pelo que o ex-presidente brasileiro passou.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma coletiva de imprensa à margem da 47ª Cúpula da ASEAN em Kuala Lumpu
Edgar Su/Reuters
Encontro entre Lula e Trump
A reunião entre os presidentes, que aconteceu neste domingo (26), marcou um novo passo das negociações entre os dois países.
Essa foi a primeira vez que os líderes se encontraram oficialmente para conversar sobre as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras. Antes disso, Trump e Lula chegaram a falar por telefone e se encontraram brevemente na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.
Em entrevista a jornalistas após a reunião, o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o encontro foi positivo, e reiterou que Lula voltou a pedir a suspensão das tarifas durante o período de negociação.
Entenda nesta reportagem o que foi discutido na reunião entre Lula e Trump e quais os próximos passos.
Presidentes Lula e Trump têm primeira reunião frente a frente

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®