Bolsonaro afirma que cela na ‘Papudinha’ é melhor do que local de prisão anterior, na PF

Bolsonaro afirma que cela na ‘Papudinha’ é melhor do que local de prisão anterior, na PF


Laudo da PF diz que Bolsonaro tem condição de ficar na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em laudo médico realizado em 20 de janeiro, que enxerga uma “melhora” no ambiente em que está preso, chamado de “Papudinha”, em comparação com a sala na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde estava detido anteriormente.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, acusado de liderar uma organização criminosa com objetivo de permanecer no poder, mesmo após a derrota nas urnas em 2022. A decisão do STF é que a pena seja cumprida em regime inicial fechado.
Em 15 de janeiro, Jair Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e é conhecido popularmente como “Papudinha”.
LEIA TAMBÉM: Laudo da PF diz que quadro de saúde de Bolsonaro demanda cuidados, mas que ele tem condições de permanecer na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de julgamento no STM
Getty Images via BBC
A transferência ocorreu por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cuida da execução da pena do ex-presidente.
Questionado em laudo médico, Bolsonaro afirmou que reparou “uma melhora em comparação com o local anterior, destacando maior espaço para circulação”.
Ele também “informou não se incomodar com ruídos, apesar de a unidade encontrar-se em obras, considerando satisfatória a limpeza do ambiente, à qual também auxilia na manutenção”.
Antes de ser transferido, familiares de Bolsonaro relatavam um incômodo constante do ex-presidente com ruídos causados pelo aparelho de ar condicionado, localizado na parte de trás da sala onde ele estava preso.
Infográfico – Mapa mostra localização da Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Arte/g1
Como é a Papudinha?
O edifício fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, e tem capacidade para 60 presos. Até o começo de novembro, 52 pessoas cumpriam pena no 19º BPM.
O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
Segundo a Polícia Militar, todas essas instalações foram reformadas em 2020.
Todos os presos podem receber itens de higiene, limpeza, enxoval e roupas definidos pela administração penitenciária, de forma igual para todos.
Também é permitido acesso a televisores e equipamento de ventilação mecânica, de acordo com o regramento da unidade prisional.

Postagens relacionadas

Entidades criticam falta de ações concretas para fim do uso de combustíveis fósseis em plano do governo para o clima

Guilherme Mello se diz honrado com indicação ao Banco Central e pronto para assumir o cargo

Vorcaro usou o próprio advogado e procurador de São Luís em rede para comprar ações do BRB