Início » Bolsonaro afirma que cela na ‘Papudinha’ é melhor do que local de prisão anterior, na PF

Bolsonaro afirma que cela na ‘Papudinha’ é melhor do que local de prisão anterior, na PF

por Redação
bolsonaro-afirma-que-cela-na-‘papudinha’-e-melhor-do-que-local-de-prisao-anterior,-na-pf


Laudo da PF diz que Bolsonaro tem condição de ficar na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em laudo médico realizado em 20 de janeiro, que enxerga uma “melhora” no ambiente em que está preso, chamado de “Papudinha”, em comparação com a sala na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde estava detido anteriormente.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, acusado de liderar uma organização criminosa com objetivo de permanecer no poder, mesmo após a derrota nas urnas em 2022. A decisão do STF é que a pena seja cumprida em regime inicial fechado.
Em 15 de janeiro, Jair Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e é conhecido popularmente como “Papudinha”.
LEIA TAMBÉM: Laudo da PF diz que quadro de saúde de Bolsonaro demanda cuidados, mas que ele tem condições de permanecer na Papudinha
O ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de julgamento no STM
Getty Images via BBC
A transferência ocorreu por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cuida da execução da pena do ex-presidente.
Questionado em laudo médico, Bolsonaro afirmou que reparou “uma melhora em comparação com o local anterior, destacando maior espaço para circulação”.
Ele também “informou não se incomodar com ruídos, apesar de a unidade encontrar-se em obras, considerando satisfatória a limpeza do ambiente, à qual também auxilia na manutenção”.
Antes de ser transferido, familiares de Bolsonaro relatavam um incômodo constante do ex-presidente com ruídos causados pelo aparelho de ar condicionado, localizado na parte de trás da sala onde ele estava preso.
Infográfico – Mapa mostra localização da Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Arte/g1
Como é a Papudinha?
O edifício fica a poucos metros das unidades da Papuda para presos comuns, no Jardim Botânico, e tem capacidade para 60 presos. Até o começo de novembro, 52 pessoas cumpriam pena no 19º BPM.
O batalhão tem oito celas, todas no formato de alojamentos coletivos, compostos por banheiro com box, chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala.
Segundo a Polícia Militar, todas essas instalações foram reformadas em 2020.
Todos os presos podem receber itens de higiene, limpeza, enxoval e roupas definidos pela administração penitenciária, de forma igual para todos.
Também é permitido acesso a televisores e equipamento de ventilação mecânica, de acordo com o regramento da unidade prisional.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®