Bem-Estar #317: HPV e câncer de colo de útero: saiba como é o teste que vai substituir o Papanicolau

Bem-Estar #317: HPV e câncer de colo de útero: saiba como é o teste que vai substituir o Papanicolau


O câncer de colo do útero é um dos poucos tipos de câncer que tem prevenção. Isso porque existe vacina contra o vírus HPV, que é o principal vilão por trás desse câncer, responsável por 99% dos casos. E, agora, temos mais uma ferramenta importantíssima: o novo teste de DNA do HPV, disponível no SUS, que aumenta a precisão do rastreamento e dá mais segurança às mulheres.
No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres, atrás apenas do de mama e do de intestino. E, infelizmente, ainda provoca mais de 6 mil mortes por ano. Com a prevenção correta, a Organização Mundial da Saúde acredita que é possível eliminar o câncer de colo de útero como problema de saúde pública até 2030. Mas isso vai acontecer somente com vacina e exames em dia.
No podcast de hoje, vamos entender como funciona o novo teste de DNA do HPV, a diferença entre ele e o Papanicolau e quais são os desafios para a adesão à vacina do HPV.
Nossa convidada é a Dra. Andréa Gadelha Guimarães, oncologista clínica do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o EVA, e do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica e do A.C. Camargo Cancer Center.

Arte/Bem Estar
Brasil supera média global na vacinação contra o HPV

Postagens relacionadas

ANS inclui tratamentos para lúpus no rol de coberturas obrigatórias pela primeira vez

Como se proteger do câncer que afetou Bolsonaro? Tumores de pele são mais de 30% dos casos de câncer no país

Anvisa suspende diurético amplamente usado em hospitais após detecção de material ‘semelhante a caco de vidro’ em ampola