Início » Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann

Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann

por Redação
arthur-lira-integra-a-base-do-governo,-diz-ministra-gleisi-hoffmann

Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira (5) que o deputado e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), integra a base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A fala chamou a atenção porque Lira foi um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem apoiou nas eleições de 2022.
“Acredito que pela posição do deputado Arthur Lira, inclusive que integra a base do governo, [ele] não tenha uma posição de contra o governo nessa matéria [da anistia]”, disse a ministra. Questionada sobre a afirmação, Gleisi justificou: “Eu não vi ele romper junto com Ciro Nogueira [presidente do PP], então ele deve ter ficado. E, obviamente, que o deputado também tem participação no governo”.
A ministra explicou que, para aprovar projetos, o governo precisou construir uma aliança ampla no Congresso. “Eu não posso brigar com o povo que elegeu o congresso como elegeu. Se nós fôssemos contar só com a nossa base que se elegeu junto com o presidente, nós não somos 130 deputados. Para aprovar um projeto com esse quórum é impossível”, declarou.
Gleisi elogiou a atuação de Lira como relator do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. “Ele apresentou um relatório […] que nós gostamos, acho que é um relatório muito bom”, disse.
LEIA MAIS
‘Qualquer tipo de anistia para quem cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito não pode existir’, diz Gleisi Hoffmann
Segundo o blog do Gerson Camarotti, para ministros do STF e integrantes do primeiro escalão do governo Lula, o grande articulador da pauta e responsável pela versão radical do texto da anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado é Arthur Lira.
Na segunda-feira (1º), Lira recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tirbunal Federal, para visitar Bolsonaro, que está em prisão domiciliar.
Arthur Lira presidiu a Câmara dos Deputados de 2021 a 2024. Nos dois primeiros anos à frente da Casa Legislativa, Jair Bolsonaro estava no Palácio do Planalto.
Em 2022, Lira apoiou Bolsonaro na disputa presidencial contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou o político do PL.
Apesar de terem caminhado em lados opostos na última eleição presidencial, Lula e Lira tiveram bom relacionamento nos primeiros dois anos de mandato do petista.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®