Início » Apenas 9% das pessoas com depressão recebe tratamento adequado, afirma OMS

Apenas 9% das pessoas com depressão recebe tratamento adequado, afirma OMS

por Redação
apenas-9%-das-pessoas-com-depressao-recebe-tratamento-adequado,-afirma-oms


Apenas 9% das pessoas com depressão recebem tratamento adequado.
Canva
Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com problemas de saúde mental. Isso é o que mostram dois novos relatórios divulgados nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a organização, ansiedade e depressão são muito prevalentes em todos os países e afetam pessoas de todas as idades e faixas de renda – e poucas recebem o cuidado adequado.
“Estima-se que menos de uma em cada dez pessoas (9%) com depressão receba tratamento minimamente adequado em todo o mundo”, alerta o relatório.
Os documentos também alertam que esses problemas representam a segunda maior causa de incapacidade de longo prazo, contribuindo para a perda de anos de vida saudável.
Além do prejuízo para as famílias envolvidas, a entidade ainda destaca que os transtornos mentais elevam os custos de saúde e acarretam perdas econômicas significativas, em escala global.
“Transformar os serviços de saúde mental é um dos desafios de saúde pública mais urgentes”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.
VEJA TAMBÉM:
Colombiana é a primeira no mundo a passar por cirurgia inédita para depressão crônica
Ansiedade e depressão
Um dos relatórios divulgados, o “World Mental Health Today”, analisa de forma mais detalhada como a população mundial é impactada por problemas de saúde mental.
Os dados mostram que, em 2021, 14% da população – mais de um bilhão de pessoas – vivia com algum tipo de transtorno mental.
Entre os problemas, ansiedade e depressão surgiram como os mais prevalentes em todo o mundo, com 4,4% e 4%, respectivamente.
Também foi analisada a incidência das doenças por sexo. As mulheres são as mais afetadas, com 53,1% afirmando sofrer de algum problema de saúde mental. Entre os homens, a porcentagem fica em 46,9%.
Outro ponto destacado pelo documento é que boa parte das pessoas com transtornos mentais não recebe atendimento formal de saúde mental.
LEIA TAMBÉM:
Sintomas de ansiedade: entenda os sinais físicos e mentais
Quando a ansiedade vira doença? Toda tristeza é depressão?
Consequências econômicas
O material ainda mostra as consequências econômicas do aumento da incidência de problemas mentais entre a população mundial.
Isso porque, além dos custos com saúde, há a perda da produtividade e custos indiretos envolvidos nesses transtornos.
“As perdas anuais de produtividade global somente para esses dois transtornos [ansiedade e depressão] são estimadas em US$ 1 trilhão”, destaca a OMS.
Apesar desses custos, há uma preocupante estagnação nos investimentos em saúde mental, de acordo com o segundo relatório, o “Mental Health Atlas 2024”.
O gasto médio dos governos com esse tema permanece em apenas 2% dos orçamentos totais de saúde, cenário que não muda desde 2017.
Além disso, as reformas e o desenvolvimento dos serviços para cuidado da saúde mental avançam lentamente. Menos de 10% dos países concluíram a transição para modelos de cuidado comunitário.
“Cada governo e cada líder têm a responsabilidade de agir com urgência e garantir que o cuidado em saúde mental seja tratado não como um privilégio, mas como um direito básico para todos”, defende o diretor-geral da OMS.
Necessidade de investimento
Considerando os dados de ambos os relatórios, a OMS avalia que os países estão muito distantes das metas estabelecidas no Plano de Ação Integral em Saúde Mental da organização.
Para a instituição, são necessários esforços e investimentos urgentes para a melhoria do tratamento de questões de saúde mental em todo o mundo.
👉Nesse contexto, a OMS destaca que são fundamentais:
Financiamento equitativo dos serviços de saúde mental
Reforma legal e de políticas para garantir os direitos humanos
Investimento sustentado na força de trabalho em saúde mental
Expansão do cuidado comunitário e centrado na pessoa

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®