Início » Amotinados na Câmara: corregedor conclui análise e sugere envio de três casos ao Conselho de Ética para suspensão de mandatos

Amotinados na Câmara: corregedor conclui análise e sugere envio de três casos ao Conselho de Ética para suspensão de mandatos

por Redação


O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), encaminhou nesta sexta-feira (19) à Mesa Diretora as representações contra parlamentares que ocuparam o plenário da Casa em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no início de agosto.
🚫Coronel sugeriu o encaminhamento de representações contra três parlamentares ao Conselho de Ética da Casa, para suspensão do mandato:
Marcos Pollon (PL-MS): suspensão do mandato por 90 dias por declarações difamatórias contra a cúpula da Câmara; e outro pedido de suspensão, por 30 dias, por obstruir o acesso de Hugo Motta à cadeira de presidente
Marcel van Hattem (Novo-RS): suspensão do mandato por 30 dias por obstruir o acesso de Hugo Motta à cadeira de presidente
Zé Trovão (PL-SC): suspensão do mandato por 30 dias por obstruir o acesso de Hugo Motta à cadeira de presidente.
Na prática, o ato dá prosseguimento ao processo que pode resultar nas eventuais punições contra os parlamentares.
Cabe ao corregedor da Câmara sugerir o encaminhamento dos casos ao Conselho de Ética ou o arquivamento. A Mesa Diretora decide, por maioria, se acata ou rejeita o parecer. Geralmente, o relatório é acatado.
📄Além das suspensões, o corregedor recomendou censura escrita para Nikolas Ferreira (PL-MG) Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – líder do partido na Câmara – e outros 12 deputados. Veja lista completa:
Marcos Pollon (PL-MS);
Marcel van Hattem (Novo-RS);
Zé Trovão (PL-SC);
Allan Garcês (PP-MA);
Bia Kicis (PL-DF);
Carlos Jordy (PL-RJ);
Caroline de Toni (PL-SC);
Domingos Sávio (PL-MG);
Julia Zanatta (PL-SC);
Nikolas Ferreira (PL-MG);
Paulo Bilynskyj (PL-SP);
Pastor Marco Feliciano (PL-SP);
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
e Zucco (PL-RS).
A censura escrita poderá ser aplicada pela Mesa Diretora. As demais representações dependem de análise pelo Conselho de Ética e pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Motim
Motta tenta sentar na cadeira da Presidência da Câmara, deputado da oposição não deixa, mas depois cede; veja
No início de agosto, parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obstruíram fisicamente a Mesa Diretora do plenário da Câmara, de onde são conduzidas as sessões.
Eles protestavam contra a prisão domiciliar do ex-presidente, determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Um dos deputados, Marcel Van Hattem (Novo-RS), chegou a impedir que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) sentasse na cadeira de presidente. O episódio deixou Motta fragilizado no comando da Casa.
Ao todo, o corregedor da Câmara analisou representações contra 14 deputados do PL, PP e Novo.
Hugo Motta retoma controle da Mesa Diretora da Câmara após ocupação de deputados da oposição
Reuters/Mateus Banomi
Motta diz que punição sumária de parlamentares seria medida incorreta para motim na Câmara

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®