Início » Alvo de operação da PF nesta quinta, presidente de sindicato nega fraudes e fica em silêncio durante depoimento à CPI do INSS

Alvo de operação da PF nesta quinta, presidente de sindicato nega fraudes e fica em silêncio durante depoimento à CPI do INSS

por Redação
alvo-de-operacao-da-pf-nesta-quinta,-presidente-de-sindicato-nega-fraudes-e-fica-em-silencio-durante-depoimento-a-cpi-do-inss


CPI do INSS quebra sigilos de pessoas ligadas a sindicato alvo de operação da PF
O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, decidiu ficar em silêncio durante depoimento à CPI mista do INSS nesta quinta-feira (9).
Conhecido como Milton Cavalo, o dirigente sindical foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta. A ação é um desdobramento das investigações sobre um esquema de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários.
A defesa do presidente do Sindnapi afirmou que o direito ao silêncio “integral” foi garantido por uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Bruno Borragine, Milton Baptista de Souza Filho teve a casa arrombada nesta manhã e não tem “condições psicológicas” de responder às perguntas dos membros do colegiado.
“A maior defesa dele hoje, considerando a operação da Polícia Federal, é o silêncio”, declarou o defensor.
Até o momento, Milton Cavalo apenas se limitou a dizer que vai “comprovar a lisura das associações” que o sindicato presidido por ele realizou ao longo dos últimos anos, negando qualquer fraude em cadastros e descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões.
“Minha instituição estava comprometida e vai estar sempre comprometida com a verdade. Nós fomos a entidade que foi lá que começou e denunciamos esse tipo de prática de fraudes no INSS”, disse.
“É um sindicato que está há 25 anos na luta em prol dos aposentados, não é um sindicato que foi criado de fachada para lesar aposentados, pensionistas e idosos. Pelo que aconteceu hoje, não me sinto confortável para responder às perguntas dos senhores e senhoras”, acrescentou Milton Cavalo.
O relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), tentou um acordo para que o presidente do Sindnapi respondesse a perguntas que não pudessem incriminá-lo.
Por poucos minutos, o dirigente, que se recusou a assinar um termo de compromisso para dizer a verdade, respondeu que assumiu a presidência do sindicato após a morte do antigo presidente, em 2023, e afirmou que é casado.
O presidente do Sindnapi, Milton Cavalo, presta depoimento à CPI mista do INSS.
Geraldo Magela/Agência Senado
Após ser questionado se ele ou esposa eram sócios de empresas, Milton Cavalo disse que voltaria a ficar em silêncio.
Na sequência, o dirigente se recusou a responder quais são as missões e valores do sindicato. Ele também ignorou questionamentos sobre quantos associados e recursos foram recebidos pelo Sindnapi por meio de descontos em aposentadorias e pensões.
Entidade recebeu mais de R$ 500 milhões
PF realiza nova etapa da operação que apura fraudes no INSS
Em documento enviado à CPI, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) afirma que, entre 2020 e 2025, o Sindnapi foi o terceiro maior destinatário dos descontos associativos debitados nas folhas de aposentados e pensionistas.
💰 Os dados apontam que, no período, a entidade recebeu cerca de R$ 507,5 milhões.
Além dos endereços pessoais de Milton Cavalo, o próprio Sindnapi foi alvo da operação da PF na manhã desta quinta. Antes de começar a colher o depoimento do dirigente, a CPI mista do INSS quebrou os sigilos bancário e fiscal de Milton Baptista de Souza Filho e de sua esposa.
O Sindnapi tem Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente. Ele não teve quebras de sigilo ou convocações aprovadas pela CPI e também não foi alvo da operação desta quinta.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®