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Acqua Vias SP vence leilão das travessias de balsa em SP e passa a administrar 14 trechos aquaviários no estado

por Redação
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Na prática, isso significa que a empresa vencedora aceitou receber um menor aporte financeiro do estado durante o processo de execução e operação do serviço público, o que é mais vantajoso para as finanças públicas.

  • Comporte Participações S.A (ofertou desconto de 2,53%)
  • Consórcio Travessias SP (ofertou desconto de 8,10%)
  • CS Infra S.A (ofertou desconto de 5,53%)

A concessão do sistema à iniciativa privada prevê um investimento de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos para operar, manter e administrar as 14 linhas de travessias por balsas em São Paulo.

O governo afirma que a concessão vai modernizar o transporte por balsas no estado, com troca da frota por embarcações elétricas, melhorias em terminais e uso de novas tecnologias.

Na ocasião, o governo disse que “a política tarifária do setor de travessias é demasiadamente sensível” e garantiu que a concessão não vai alterar os valores cobrados nem as gratuidades já existentes.

As 14 linhas do leilão são:

  • Travessia Santos – Guarujá
  • Travessia Santos – Vicente de Carvalho
  • Travessia Bertioga – Guarujá
  • Travessia Cananéia – Ilha Comprida
  • Travessia Cananéia – Continente
  • Travessia Iguape – Juréia
  • Travessia Cananéia – Ariri

Região Metropolitana de São Paulo:

  • Bororé – Grajaú
  • Taquacetuba – Bororé
  • João Basso – Taquacetuba
  • Porto Paraitinga
  • Porto Varginha

Balsa em Ilhabela — Foto: Caio Gomes/ Tribuna do Povo

A concessão prevê a compra de 45 novas embarcações, incluindo modelos elétricos para reduzir poluição e reforçar a segurança climática.

Com a troca das embarcações a diesel, o governo estima evitar a emissão de ao menos 18 mil toneladas de CO2 por ano. Também estão previstas reformas nos terminais.

“Com prazo de concessão de 20 anos e investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a PPP das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação”, explica o governo.

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o sistema atual tem problemas de operação e infraestrutura, o que afeta a qualidade do serviço. De acordo com ele, a modernização é necessária para atender à demanda com segurança e eficiência.

Os investimentos também incluem obras em infraestrutura, acessos, calçamentos, apoio a funcionários, construção de novos terminais e reforma dos já existentes.

O governo diz que a nova frota deve reduzir as suspensões do serviço em dias de vento forte, mas admite que interrupções ainda poderão ocorrer.

A concessionária vai receber 20% da arrecadação das tarifas. Os outros 80% serão pagos pelo governo estadual. Atualmente, o sistema transporta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.

Turistas enfrentam filas de espera de mais de 3h na balsa para deixar Ilhabela – imagem de arquivo — Foto: João Mota/TV Vanguarda

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