Início » A anistia e o dilema de Tarcísio, o ‘MATACA’

A anistia e o dilema de Tarcísio, o ‘MATACA’

por Redação
a-anistia-e-o-dilema-de-tarcisio,-o-‘mataca’


Octavio Guedes: A anistia e o dilema de Tarcísio
Esqueça o “MAGA” (Make America Great Again, ou ‘faça a América grande novamente’) de Donald Trump. Para entender o futuro político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é preciso criar um novo acrônimo: “MATACA” – Make Tarcísio Centro Again (ou ‘faça Tarcísio centro novamente’).
A brincadeira ilustra o principal dilema do governador, que fez uma campanha de centro para se eleger em São Paulo, mas agora se agarra ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à extrema-direita na luta pela anistia.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Essa atitude, no entanto, cria duas narrativas opostas que serão usadas na campanha eleitoral. Para o eleitor bolsonarista, Tarcísio mostra virtudes: é visto como um aliado fiel, que não vira as costas para seu padrinho político em um momento de dificuldade.
Já para a esquerda e parte do centro, a visão é outra. Um golpe não se faz apenas com golpistas, mas também com “adesistas” — aqueles que aderem ao movimento depois. Para esse grupo, Tarcísio é, no mínimo, um adesista do 8 de janeiro.
O eleitor no centro do pêndulo
Entre esses dois polos — o que ama Bolsonaro e o que o odeia — existe o eleitor do centro, o “eleitor pêndulo” que decide as eleições no Brasil. E, ao se movimentar para a extrema-direita, Tarcísio se afasta desse grupo.
Para ganhar uma eleição presidencial no Brasil, é provado que é preciso caminhar para o centro. O presidente Lula fez isso, e a prova cabal se chama Geraldo Alckmin.
Até mesmo Jair Bolsonaro, em 2018, apesar dos discursos extremistas, precisou se juntar a Paulo Gedes para se tornar mais “palatável” a setores como o mercado financeiro.
O governador Tarcísio de Freitas sabe disso, pois foi assim que ele venceu em São Paulo, com uma campanha de centro e civilizada contra Fernando Haddad.
Portanto, enquanto o seu mergulho na pauta da anistia serve para consolidar seu nome junto à base bolsonarista, a análise indica que, para ter chances reais em uma eleição presidencial, ele precisará, em algum momento, usar o boné do “MATACA” e voltar para o centro.
LEIA MAIS
Oposição aposta em Tarcísio para aprovar anistia; governador tenta convencer Motta a pautar projeto
Anistia do Senado alivia pena de multidão no 8 de janeiro e endurece para os líderes
Sem Jair, núcleo duro do bolsonarismo busca garantir Eduardo na eleição de 2026
Foto de 15/08/2025 – O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou o 55º Batalhão da Polícia Militar durante o aniversário de 371 anos de Sorocaba, no interior de São Paulo
Miguel Pessoa/Código 19/Estadão Conteúdo

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®