Início » &

&

por Redação
&

A vedação de embarques já está prevista no Código Brasileiro de Aeronáutica, explicou o diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein, mas ainda depende de regulamentação específica por parte da agência.

“O que a Anac vai fazer é uma nova regulamentação. A gente vai, por exemplo, permitir que as companhias aéreas possam punir esses passageiros. De que modo isso se dará ainda está sendo construído. Pode ser que a pessoa não possa viajar mais, que tenha uma restrição para embarcar em aeronaves”, afirmou Faierstein, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Questionado sobre a possibilidade de a proposta ferir o direito constitucional de ir e vir, o diretor-presidente disse que o tema está sendo analisado pela área jurídica da agência.

“Por isso que eu falei que essas regras estão sendo estudadas, inclusive com a nossa procuradoria, para que a gente não interfira no direito de ir e vir. Estamos avaliando com cuidado para fazer uma regulamentação que seja efetiva, mas que não fira outras leis ou normas”, afirmou.

Segundo Faierstein, ainda não há data definida para a conclusão do regulamento, embora a expectativa seja de que o processo seja finalizado ainda no primeiro semestre deste ano.

Casos recentes

Na última semana, a Polícia Federal (PF) retirou um homem de um avião no Aeroporto de Brasília após ele se negar a colocar o celular no modo avião.

Passageiros relataram que uma comissária perguntou se o homem havia colocado o aparelho no modo avião. Ele teria respondido que não e que “nem se o avião caísse” faria isso.

Outros funcionários tentaram dialogar com o passageiro, que se recusou a mostrar o celular. A aeronave chegou a taxiar na pista para decolagem, mas acabou retornando à baia.

Imagens registraram o momento em que tripulantes tentaram negociar e pediram que o homem deixasse a aeronave, mas ele se recusou. Outros passageiros também se manifestaram durante a discussão, pedindo que ele saísse do avião.

“Indisciplina do senhor”, disse um funcionário. “Vocês vão ter que provar isso. Você sabe que vai entrar um processo judicial”, respondeu o passageiro.

Diante da resistência em deixar a aeronave, a Polícia Federal foi acionada e retirou o homem do avião.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®