Casa Mundo Vaticano prende ex-funcionário por tentativa de venda de manuscrito furtado | CNN Brasil

Vaticano prende ex-funcionário por tentativa de venda de manuscrito furtado | CNN Brasil

por diegopavao
8 visualizações
vaticano-prende-ex-funcionario-por-tentativa-de-venda-de-manuscrito-furtado-|-cnn-brasil

A polícia do Vaticano prendeu um ex-funcionário por supostamente tentar vender à cidade-estado um manuscrito do século XVII do mestre barroco italiano Gian Lorenzo Bernini que havia desaparecido dos arquivos, disse um porta-voz do Vaticano.

Especialistas disseram que o documento de 18 páginas, com miniaturas douradas, contém os primeiros detalhes das características decorativas da marquise da Basílica de S. Pedro projetada pelo escultor e arquiteto Bernini.

Bernini é considerado o principal mestre da arquitetura barroca italiana no século XVII e entre suas obras-primas está a colunata que circunda a Praça de S. Pedro.

O suspeito, que foi preso em 27 de maio sob a acusação de tentativa de extorsão, trabalhou para a Fábrica de S. Pedro, a instituição responsável pela conservação e manutenção da Basílica de São Pedro.

Ele permanece sob custódia no Vaticano e foi interrogado duas vezes nos últimos dias, acrescentou o porta-voz. Os promotores do Vaticano decidirão na próxima semana se ele será formalmente indiciado.

Os promotores iniciaram a investigação após uma queixa do órgão e prenderam o homem quando ele trouxe o manuscrito de volta ao Vaticano, oferecendo-o por 120.000 euros (R$687 mil).

A notícia foi relatada pela primeira vez pelo jornal italiano Domani, que identificou o suspeito como um ex-chefe de comunicações da Fábrica e disse que ele supostamente tentou vender o manuscrito para o cardeal Mauro Gambetti, o arcipreste da Basílica de São Pedro.

O Domani disse que o manuscrito desaparecido estava na posse do Vaticano.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®