Início » Unimontes oferece testagem rápida para HIV nesta segunda-feira

Unimontes oferece testagem rápida para HIV nesta segunda-feira

por Redação
unimontes-oferece-testagem-rapida-para-hiv-nesta-segunda-feira


Teste rápido de HIV
Divulgação/
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza uma ação de testagem rápida para HIV nesta segunda-feira (1), Dia Mundial de Prevenção e Luta Contra a AIDS. (Leia abaixo informações sobre a doença)
A ação gratuita acontece das 14h às 20h, no hall do Centro de Ciências Humanas (CCH), que fica no Prédio 2 do campus-sede. A iniciativa é do grupo de Promoção da Saúde Sexual de Universitários, vinculado ao Departamento de Enfermagem.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
🌎 🚨 Atualmente, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo e 9,2 milhões ainda não têm acesso ao tratamento. Em 2024, ocorreram 1,3 milhão de novas infecções no planeta, segundo a UNAIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.
Além da oferta dos testes, serão distribuídos materiais informativos, orientações sobre formas de prevenção combinada e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
“A campanha visa incentivar a comunidade acadêmica e a população de modo geral a conhecerem o próprio status sorológico, a partir da ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e cuidado integral em saúde. A testagem é sigilosa e realizada em poucos minutos. O que facilitará, em caso de resultado reagente, o começo imediato de acompanhamento e tratamento, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou a Unimontes.
Saiba mais sobre HIV/Aids
‘Pior do que viver com HIV é não saber que vive com o vírus’, alerta infectologista
A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), que invade e enfraquece o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra doenças.
O HIV atinge principalmente os linfócitos T CD4+, modificando o DNA dessas células e se replicando. O vírus destrói os linfócitos e continua a infecção em novas células.
A transmissão pode ocorrer por meio de:
relações sexuais sem proteção
compartilhamento de seringas contaminadas
ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso não sejam adotadas as medidas preventivas necessárias.
A maneira mais eficaz de prevenir o HIV é a prevenção combinada, que utiliza várias abordagens simultâneas para atender diferentes necessidades e formas de transmissão.
A PrEP é uma das principais formas de prevenção do HIV. Comprimidos são tomados (PrEP diária e sob demanda) antes da relação sexual, o que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.
Se você teve uma situação de risco, como sexo desprotegido ou uso compartilhado de seringas, faça o teste de HIV. Se a exposição ocorreu há menos de 72 horas, procure informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).
LEIA TAMBÉM
‘Pior do que viver com HIV é não saber que vive com o vírus’, alerta infectologista
O que é a remissão do HIV e por que é tão difícil se curar do vírus?
Medicamento injetável para terapia pré-exposição pode mudar prevenção do HIV no país; custo ainda é obstáculo
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®