Casa Economia Unicamp lamenta morte de Conceição Tavares:

Unicamp lamenta morte de Conceição Tavares:

por Editor
6 visualizações
unicamp-lamenta-morte-de-conceicao-tavares:

Em nota, a Uniicamp diz que a contribuição de Tavares para a instituição e para o campo da economia “foi de uma magnitude inigualável”. E lembrou que, além de atuar como docente, a economista foi fundadora do Instituto de Economia da universidade.

“Como professora e pesquisadora exemplar, Tavares deixou um legado profundo em gerações de economistas. Seu trabalho incansável e suas ideias inovadoras moldaram a forma como entendemos e estudamos a economia. Ela foi uma referência intelectual, sempre questionando as desigualdades e buscando soluções para os desafios enfrentados pelo nosso país”, diz a nota.

Além do trabalho como docente e pesquisadora, a Unicamp também destacou a atuação da economista no debate público brasileiro. “Foi uma voz ativa na defesa de políticas econômicas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento social. Sua influência ultrapassou os limites da academia, alcançando o debate público e contribuindo para moldar o futuro do Brasil”.

A nota diz ainda que a perda de Maria da Conceição Tavares “deixa um vazio imensurável no Instituto de Economia da Unicamp e em toda a comunidade acadêmica”.

“Sua sabedoria, generosidade e dedicação deixaram uma marca indelével em todos nós, e sua ausência será profundamente sentida”.

A reitoria da universidade também se manifestou: “Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, brilhante intelectual e incansável militante, mestra de tantos. Mestra daqueles que almejam compreender o Brasil e o mundo pela lente da economia política e ousam lutar contra todas as formas de injustiça e desigualdade. A Unicamp teve o privilégio de contar com seu arguto pensamento crítico na fundação do Instituto de Economia e na formação dos principais pensadores da Escola de Campinas. Honraremos seu legado na construção da boa ciência, aquela comprometida com a construção de uma realidade justa e digna para todas as pessoas.”

Presidente do IBGE

O Presidente do IBGE, Márcio Porchmann (PT), professor da Unicamp, também lamentou a morte da ex-colega de docência. “Foi uma das bases fundamentais da produção teórica-analítica e do ensino formativo de muitos alunos e orientandos, consolidando o pensamento desenvolvimentista latino-americano ancorado na UFRJ e Unicamp”, disse.

Porchamann ainda lembrou da atuação da economista como deputada federal, entre 1995 e 1999. “No parlamento, exerceu, com entusiasmo, a representação popular, enfrentando o neoliberalismo de forma corajosa e inteligente”.

Biografia

Conceição recebe Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 2011 da presidente Dilma — Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência

Natural de Aveiro, em Portugal, Tavares foi naturalizada brasileira e é considerada no país uma referência no pensamento desenvolvimentista.

Foi conselheira econômica do Partido dos Trabalhadores (PT) e, entre 1995 e 1999, foi eleita Deputada Federal pelo partido. Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria ‘Economia’, reconhecendo sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.

Nota Márcio Porchmann, presidente do IBGE

A mestre do desenvolvimento com justiça social que jamais desistiu do Brasil

A professora Maria da Conceição Tavares deixa uma trajetória exemplar de educadora engajada no que de melhor o pensamento crítico gerou no Brasil.

Intelectual comprometida com a transformação nacional ousou diuturnamente enfrentar a ditadura civil-militar, constituindo parte integrante do movimento da democratização do país. Apoiou o programa esperança e mudança do PMDB nos anos de 1980 e, posteriormente, contribuiu nos programas econômicos e nos governos do PT.

Foi uma das bases fundamentais da produção teórica-analítica e do ensino formativo de muitos alunos e orientandos, consolidando o pensamento desenvolvimentista latino-americano ancorado na UFRJ e Unicamp.

No parlamento, exerceu, com entusiasmo, a representação popular, enfrentando o neoliberalismo de forma corajosa e inteligente.

Nota Instituto de Economia da Unicamp

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da estimada Maria da Conceição Tavares. Expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares, amigos e colegas nesse momento de imensa dor e perda.

Maria da Conceição Tavares foi uma figura icônica e inspiradora, uma verdadeira mestra fundadora do Instituto de Economia da Unicamp. Sua contribuição para a instituição e para o campo da economia foi de uma magnitude inigualável.

Como professora e pesquisadora exemplar, Tavares deixou um legado profundo em gerações de economistas. Seu trabalho incansável e suas ideias inovadoras moldaram a forma como entendemos e estudamos a economia. Ela foi uma referência intelectual, sempre questionando as desigualdades e buscando soluções para os desafios enfrentados pelo nosso país.

Além de sua notável atuação acadêmica, Maria da Conceição Tavares também foi uma voz ativa na defesa de políticas econômicas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento social. Sua influência ultrapassou os limites da academia, alcançando o debate público e contribuindo para moldar o futuro do Brasil.

A perda de Maria da Conceição Tavares deixa um vazio imensurável no Instituto de Economia da Unicamp e em toda a comunidade acadêmica. Sua sabedoria, generosidade e dedicação deixaram uma marca indelével em todos nós, e sua ausência será profundamente sentida

Expressamos nossa gratidão por ter tido o privilégio de compartilhar momentos e aprendizados com a professora Maria da Conceição Tavares. Temos certeza que sua luz e seu legado continuará vivo em nossas pesquisas, em nossas aulas e em nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Com profunda tristeza e reconhecimento,

Instituto de Economia da Unicamp

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®