Casa Cidades Unicamp, g1 e EPTV realizam fórum de combate à desinformação nas eleições; saiba como participar

Unicamp, g1 e EPTV realizam fórum de combate à desinformação nas eleições; saiba como participar

por Editor
11 visualizações
unicamp,-g1-e-eptv-realizam-forum-de-combate-a-desinformacao-nas-eleicoes;-saiba-como-participar

A EPTV, o g1 da área de cobertura da afiliada e a Unicamp uniram esforços no combate à desinformação no processo eleitoral de 2024. O resultado é a realização do fórum “Entre o fato e o fake: os desafios da informação nas eleições”, que acontecerá no próximo dia 24 de junho, a partir das 13h, no Centro de Convenções da universidade.

As inscrições para participar são gratuitas, limitadas e estão abertas a partir desta segunda-feira (10). O evento tem como objetivo estabelecer o diálogo entre imprensa, academia, Justiça e eleitores na tentativa de buscar alternativas para reduzir os danos da rede de desinformação que geralmente se intensifica no período eleitoral.

Na ocasião, também será apresentado à população o projeto de criação do Fato ou Fake regional, que seguirá com rigor a metodologia do projeto nacional do Fato ou Fake para realizar verificações relacionadas às regiões de Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas.

Fórum Entre o Fato e o Fake – os desafios da informação nas eleições realizado pela eptv, g1 e Unicamp em Campinas — Foto: Edison Garcia / Arte g1

Quem participa

O bate-papo na Unicamp contará com as presenças de:

  • Diogo Rais – juiz, representante do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, especialista em Direito Digital e eleitoral, e autor de livros sobre fake news e desinformação
  • Claudia Wanderley, Josianne Cerasoli e Ewerton Machado: pesquisadores da Unicamp e membros do Observatório da Desinformação criado pela universidade
  • Ricardo Gallo: coordenador nacional do Fato ou Fake no g1
  • Lana Torres: gerente de jornalismo das páginas do g1 na área de cobertura da EPTV

Horários

  • 13h: palestra com Diogo Rais
  • 15h: mesa redonda “Cinco olhares sobre desinformação” com Claudia Wanderley, Josianne Cesaroli e Ewerton Machado, da Unicamp, e Lana Torres e Ricardo Gallo, do g1.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso clicar neste link e preencher o formulário. As vagas serão limitadas, mas o público que não puder participar presencialmente, poderá acompanhar o debate por meio de transmissão aberta a internautas no g1.

Fato ou Fake é serviço de monitoramento e checagem de conteúdos do Grupo Globo — Foto: Ana Marin/g1

Fato ou Fake

Participam da apuração equipes de g1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo. Jornalistas fazem um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Ao juntar forças entre as diversas redações, tem sido possível verificar com mais qualidade – e mais rápido.

Um dos maiores exemplos do trabalho em equipe do Fato ou Fake acontece durante as eleições. É feita uma força-tarefa para acompanhar entrevistas, sabatinas, compromissos de campanha e postagens em redes sociais e para checar as declarações dos principais candidatos.

A partir da cobertura das eleições 2024, as equipes regionais da área de cobertura de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba e Sul de Minas passarão a fazer verificações de boatos regionais seguindo a metodologia Fato ou Fake. Para isso, jornalistas da EPTV passarão por treinamento com a equipe nacional que fará a supervisão das checagens.

VÍDEOS: os destaques da região

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®