Turismo rural encanta quem é da cidade e gera renda no campo | G1

Turismo rural encanta quem é da cidade e gera renda no campo | G1

O sol ainda não nasceu e o grupo já está de pé, animado para trocar a correria da cidade pelo silêncio da roça. São moradores de grandes centros urbanos, curiosos com a vida pacata da zona rural, que buscam ar puro e tranquilidade. Para muitos, o passeio é uma pausa necessária em meio ao caos e ao estresse do dia a dia.

A mudança de ambiente é sentida quase que instantaneamente, como conta o engenheiro Douglas Eller. “É muito bom você trocar a cidade pelo campo. Quando você deixa aquela correria e vem para um ambiente desse, de calmaria, bem próximo à natureza, parece que você está em outro planeta. A sensação de bem-estar é imediata”, comenta.

Em Jundiaí (SP), as propriedades rurais estão abrindo as porteiras para receber esse público. O que antes era apenas produção agrícola, agora também se tornou turismo. Em um dos sítios, os visitantes tomam café da manhã feito no fogão a lenha e seguem de trator até a plantação para participar da colheita.

Outra experiência que os visitantes podem ter é colher os produtos que são produzidos no local. O sítio recebe até 300 pessoas por fim de semana. Para o produtor Rafael Michelin, o turismo agrega valor à fruta e elimina intermediários, fortalecendo o negócio e garantindo o crescimento.

“A gente acaba agregando valores na fruta, e além disso o consumidor que chega aqui para fazer a colheita tem uma fruta fresca de qualidade e aquela fruta que eles colhem no pé, tem esse prazer de retirar a fruta e saber de onde está vindo o alimento dele. Durante a semana o trabalho não para, a gente toma conta, cuida da plantação e aos finais de semana a gente traz o pessoal aqui para o campo”, comenta.

Na cidade de Jundiaí (SP), o turismo rural atrai cerca de um milhão de pessoas por ano, movimentando a economia e preservando áreas agrícolas. Para turistas e produtores, a experiência mostra que abrir as porteiras é mais do que lazer, mas também uma maneira de manter esse caminho sustentável para o futuro do campo.

Veja a reportagem exibida no programa em 01/02/2026:

Turismo rural encanta quem é da cidade e gera renda no campo

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

Postagens relacionadas

Laranja: chuvas em SP derrubam qualidade e afetam preços, diz USP | G1

Os destinos do pênis bovino: do prato afrodisíaco na China a petiscos para pets no Brasil | G1

UE mira novos acordos comerciais diante das tarifas de Trump | G1