Túnel Santos-Guarujá: Mota-Engil vence leilão do primeiro projeto submerso do Brasil; veja detalhes

Túnel Santos-Guarujá: Mota-Engil vence leilão do primeiro projeto submerso do Brasil; veja detalhes

A Mota-Engil venceu o leilão após apresentar a proposta com o maior desconto sobre a parcela que será paga mensalmente pelo poder público durante a concessão. O contrato terá duração de 30 anos.

“É uma grande honra. […] Temos a certeza que iremos cumprir com nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rápido possível”, afirmou o vice-presidente da Engil-Mota, Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota.

O túnel será realizado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal, com participação da iniciativa privada — que será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura.

Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá — Foto: Arte/g1

O projeto deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Dos 1,5 km de extensão, estima-se que pelo menos 870 metros sejam submersos.

Segundo o edital, as obras devem ser concluídas até 2030. A partir de então, segundo o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, devem começar as obras de acesso. “A nossa expectativa é abrir o túnel em 2031”, afirmou em entrevista ao g1.

Espera-se que o túnel permita o tráfego de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Hoje, cerca de 78 mil pessoas atravessam diariamente entre as duas margens usando barcos pequenos e balsas.

Projeto centenário

G1 em 1 minuto – Santos: Túnel Santos-Guarujá recebe primeira licença ambiental

A obra é considerada histórica e estratégica para a mobilidade regional, e já foi alvo de disputa de protagonismo entre os governos estadual e federal: tanto Lula quanto Tarcísio destacaram o projeto como uma conquista de suas gestões.

“Não é possível a gente deixar de trabalhar de forma conjunta, de compartilhar esforço, porque eu não gosto de fulano, o fulano não gosta de mim”, disse o presidente na época.

Mais recentemente, porém, em manifestações para as próprias bases de eleitores e nas redes sociais, um cita a obra sem mencionar o outro.

Como será feita a construção do túnel?

Segundo o governo, diferentemente dos túneis escavados em rocha — como os de metrô —, o modelo submerso que ligará Santos e Guarujá será composto por grandes blocos de concreto, pré-moldados em docas secas e dotados de câmaras internas de ar.

“Cada peça é construída em terra firme, testada e depois transportada por flutuação até o local de instalação. Lá, os blocos são cuidadosamente afundados, encaixados no leito do canal e protegidos por camadas de areia e pedras”, informou o Ministério de Portos e Aeroportos.

A escolha dessa técnica considerou principalmente o solo da região. Composto por argilas moles e sedimentos fluviais, ele não oferece estabilidade suficiente para escavações profundas.

“Além disso, o túnel imerso apresenta vantagens ambientais e urbanas, exigindo menos desapropriações, reduzindo o impacto visual e permitindo uma execução mais rápida e eficiente”, afirmou o ministério em nota.

A pasta acrescentou que a construção de uma ponte foi descartada devido às restrições da Base Aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios no canal portuário.

Como vai ser a obra do primeiro túnel submerso do Brasil? — Foto: Arte/g1

Entenda o passo a passo da construção

De acordo com o ministério, o processo de construção do túnel seguirá “etapas rigorosas para garantir precisão e segurança”.

O primeiro passo envolve a preparação do leito: será realizada uma escavação no fundo do canal e aplicada uma base de concreto. Nessa fase, também serão construídos os módulos, que passarão por testes de vedação e resistência.

Na segunda etapa, rebocadores transportarão os módulos até o ponto exato em que serão submersos, de forma controlada.

“A água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente, sob monitoramento eletrônico. Uma vez posicionados, os blocos serão encaixados e nivelados com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixados com pinos de aço e assentados sobre um leito de areia”, disse o ministério.

Por fim, a construtora recobrirá toda a estrutura com uma camada de pedras, destinada a proteger o túnel contra impactos e movimentações naturais das correntes marítimas.

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