Home Região Tradição de blocos carnavalescos teve origem após desavença entre integrantes em MG: ‘Rivalidade grande’

Tradição de blocos carnavalescos teve origem após desavença entre integrantes em MG: ‘Rivalidade grande’

por admin
0 Comente
tradicao-de-blocos-carnavalescos-teve-origem-apos-desavenca-entre-integrantes-em-mg:-‘rivalidade-grande’


Com quase um século de existência em Santa Rita do Sapucaí (MG), os grupos movimentam as ruas e dividem os foliões entre torcidas fervorosas. Tradicionais blocos de Carnaval desfilam no final de semana em Santa Rita do Sapucaí
De um lado, Ride Palhaço. Do outro, Democráticos. Uma rivalidade histórica que ganha contornos durante o Carnaval de Santa Rita do Sapucaí (MG). Com quase um século de existência, esses grupos movimentam as ruas e dividem os foliões entre torcidas fervorosas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
São blocos de luxo que disputam entre si qual faz um trabalho mais bonito. Em 2024, a história não é diferente. Depois de 4 anos, eles vão desfilar juntos no mesmo Carnaval.
Bloco de Santa Rita do Sapucaí: Ride Palhaço x Democráticos
Montagem g1
Carnaval 2024: veja onde e como aproveitar a folia no Sul de Minas
Os preparativos para os desfiles são intensos. Ambos com 90 anos de tradição, os organizadores capricham na preparação para se destacar durante os dias de folia. As novidades são mantidas segredo guardado a sete chaves.
Mas como surgiu essa rivalidade? 🤔
A rixa entre os blocos Ride Palhaço e Democráticos existe há 90 anos, desde a fundação dos grupos na década de 1930.
Tudo começou em 1934, quando Ângelo Bonorino, um funcionário público que vivia em Santa Rita do Sapucaí, criou o Bloco Ride Palhaço. Ele, no entanto, acabou se desentendendo com outro integrante e decidiu criar um novo grupo.
“No primeiro ano, quando foi criado, houve uma briga interna lá no Ride e, esse mesmo criador, criou os Democráticos. Então, surge em 1935 o Bloco dos Democráticos, já com essa rivalidade e esse sentimento de que precisava ser melhor do que o antecessor, que era o Ride Palhaço”, explica comenta Carlos Romero, diretor de Comunicação do Bloco dos Democráticos.
Tradição de blocos carnavalescos teve origem após desavença entre integrantes em Santa Rita do Sapucaí, MG
Montagem g1
Desde então, grande maioria dos moradores torcem para um dos lados. O importante é aproveitar a folia do lado que preferir, seja por influência da família ou gosto pessoal.
“Adoro Ride Palhaço. Eu acho mais alegre, a música, tudo. É mais divertido”, comenta Creuza Ribeiro de Souza, auxiliar de serviços gerais.
“Eu morro de medo de palhaço. E acho [Democráticos] muito mais bonito. Minha família é toda do Democráticos. Então vamos seguir firme e forte nessa”, diz a estudante Livia Palma.
Ride Palhaço 🤡
Para este Carnaval, o Ride Palhaço vai retratar as festividades comemoradas ao longo do ano, como São João e até Réveillon. A escolha reflete uma comemoração aos seus 90 anos de existência.
“Nós resolvemos homenagear a cidade nos 90 anos do Ride Palhaço, mostrando as festas que a cidade tem ao longo do ano. Então a abertura será um carro alegórico. Com os 90 anos, o palhaço assoprando as velinhas que compõem o 90 anos dele. Lindo, festivo, num colorido bonito”, afirma Milton Marques, presidente do bloco.
Milton Marques é presidente do Bloco Ride Palhaço de Santa Rita do Sapucaí, MG
Reprodução / Evandro Carvalho
Uma dos pontos mais importantes é o segredo na preparação dos oito carros alegóricos, que prometem resgatar até mesmo eventos marcantes da década de 1980. Se depender do bloco, o desfile deste ano vai superar expectativas, tanto do público, quanto da concorrência.
“Cada festa tem um delírio especial que não dá para mostrar tudo, porque o segredo faz parte também da nossa proposta de beleza na cidade”, completa Milton.
Democráticos 🌟
Conhecido pelo luxo e a tradição, o Bloco dos Democráticos neste ano promete um passeio pelo Oriente Antigo, com referências a China, Arábia e até divindades mitológicas.
“A gente é um bloco mais leve, mais tradicional, mais luxuoso. A gente gosta mais da mistura do brilho com o glamour”, diz Nilo Capistrano, carnavalesco do Bloco dos Democráticos.
Desfile do Bloco dos Democráticos em 2020 em Santa Rita do Sapucaí, MG
Reprodução / Redes sociais
Neste ano, 400 pessoas vão desfilar no bloco. Ao todo, serão 5 carros alegóricos que se manterão em segredo antes do grande dia.
“Tem uma comitiva que já faz já a ronda no nosso barracão. E a gente sempre deixa uma beiradinha para poder ver, porque não é legal, né? A pessoa só fica passando, passando e não conseguir ver nada. Então, a gente deixa um pouquinho. Mas a surpresa, o final, também são os carros mais leves, mais detalhados, mais bem acabados, que também são somente pro dia”, completa.
Carnaval: preparação do Bloco dos Democráticos em Santa Rita do Sapucaí, MG
Reprodução / EPTV
“Esse segredo é o efeito surpresa para nós, é o mais importante, porque a gente quer que as pessoas tenham impacto”, comenta Carlos Romero.
A disputa 🏆
Diferente de outros desfiles, a competição entre os blocos não é julgada por jurados. Por lá, é o “boca a boca” do público que elege o favorito. Tudo isso com base na criatividade, beleza e impacto do desfile.
“A população que é a grande beneficiada por essa disputa, onde todos querem apresentar o melhor desfile, a melhor apresentação, ter um impacto mais potente sobre a agremiação rival e sobre o próprio carnaval”, diz Carlos.
Para os organizadores, o mais importante é proporcionar alegria e entretenimento para todos, independentemente da preferência por um bloco específico.
“Aqui as pessoas gostam dos dois, porque os dois trabalham muito, os dois são muito bonitos, mas um gosta mais de um estilo, o outro gosta mais do outro. Eu gosto mais do meu”, diz Nilo.
“Vai ser um enredo assim que vai motivar a alegria, não só de quem desfila, mas todo mundo que está assistindo vai entrar em um frenesi de alegria que vale a pena ser observado em Santa Rita do Sapucaí”, completa Milton.
Desfiles 🎉
Bloco Ride Palhaço: domingo (11), às 21h, na Praça Santa Rita
Bloco Democráticos: segunda (12), ás 21h, na Praça Santa Rita
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.