Home Todas Noticias Santa Rita do Sapucaí: cidade do café, da tecnologia, da cultura e da folia!

Santa Rita do Sapucaí: cidade do café, da tecnologia, da cultura e da folia!

por admin
0 Comente


O Município mineiro é uma ótima opção para curtir o feriado de Carnaval. Bloco do Urso, tradicional bloco de carnaval de Minas Gerais, completa 25 anos!
Crédito: Divulgação
Santa Rita do Sapucaí é uma pequena cidade do sul de Minas, com pouco mais de 43 mil habitantes, que de pacata não tem nada. O município é conhecido nacional e internacionalmente pelos cafés de extrema qualidade produzidos em suas terras, pela tecnologia estudada e desenvolvida em seus centros de pesquisa, pela valorização da cultura que pode ser vista em seus festivais e ainda por abrigar uma das maiores festas de Carnaval indoor do país, o Bloco do Urso, que este ano, está completando 25 anos.

Crédito: Divulgação
Uma das principais vocações de Santa Rita do Sapucaí é a cafeicultura. Os cafés produzidos na região são exportados para o mundo todo devido à sua alta qualidade, colocando o município sul mineiro entre os líderes na produção de cafés especiais do país. A cidade integra a Rota do Café do Ministério do Turismo e proporciona aos visitantes conhecer as fazendas produtoras de café do município. É possível ainda experimentar as variedades de cafés nas cafeterias e empórios locais.
O município também se destaca pela reputação tecnológica. Santa Rita abriga importantes instituições de ensino e pesquisa, como a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” e o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. As inovações tecnológicas desenvolvidas nessas instituições fazem com que a cidade seja reconhecida no cenário científico mundial e impulsiona uma segunda vocação da cidade: o empreendedorismo. O município possui cerca de 200 empresas de base tecnológica criadas, em sua maioria, por ex-alunos dessas instituições. Por esse motivo, Santa Rita do Sapucaí também é chamada de Vale da Eletrônica.

Crédito: Divulgação
O viés cultural é outro forte da cidade. Por meio da colaboração entre iniciativa pública, iniciativa privada e voluntários, são realizados, todos os anos, diversos eventos envolvendo arte, cultura, gastronomia, educação, entre outros segmentos, com o intuito de fomentar a economia criativa no município e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Um dos eventos de maior repercussão é o Hack Town, maior festival de criatividade e inovação da américa latina, que reúne pessoas de todo país interessadas na troca de conhecimentos e experiências.
E além de todas essas vertentes, Santa Rita se destaca ainda pelo seu Carnaval. A cidade é berço do Bloco do Urso, evento realizado desde 1999 e que já figura entre os melhores do país em comemoração à data. São quatro dias de festa em um espaço estruturado para receber milhares de pessoas. O evento vai contar este ano com uma programação especial em comemoração aos 25 anos, com grandes nomes da música nacional. A expectativa de público, segundo a organização do evento, é de 15 mil pessoas por dia.
E então, que tal aproveitar para conhecer essa cidade incrível durante o Carnaval?
Ingressos disponíveis em www.blocodourso.com.br

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.