Início » Salão do Automóvel 2025: Leapmotor fabricará carros no Brasil e mostrou SUV de luxo | G1

Salão do Automóvel 2025: Leapmotor fabricará carros no Brasil e mostrou SUV de luxo | G1

por Redação
salao-do-automovel-2025:-leapmotor-fabricara-carros-no-brasil-e-mostrou-suv-de-luxo-|-g1

Concorrentes que já iniciaram a produção nacional, como a BYD em Camaçari (BA) e a GWM em Iracemápolis (SP), começaram a operação com kits que chegam quase prontos do exterior. Os veículos são apenas montados no Brasil e, depois, entregues aos clientes.

Em ambos os casos, o objetivo é reduzir gradualmente esse tipo de montagem, aumentando a nacionalização dos componentes ao longo do tempo. Dessa forma, a linha de produção diminui o tempo de espera pela chegada de peças e melhora o pós-venda, oferecendo prazos menores para quem depende desses itens para reposição — como oficinas e concessionárias.

C16 é o maior e mais completo carro da Leapmotor

Além disso, a marca apresentou um SUV de luxo com seis lugares que se distancia do perfil mais acessível dos outros modelos da marca vendidos no país: o Leapmotor C16.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

O C16 pode vir equipado com um sistema totalmente elétrico que entrega 299 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. O conjunto de baterias de 81,9 kWh oferece mais de 600 km de autonomia no ciclo chinês, ainda sem equivalência segundo os parâmetros do Inmetro.

Além da versão elétrica, o C16 também é oferecido no exterior em configuração híbrida, que utiliza um motor 1.5 aspirado apenas como gerador de energia, com promessa de até 1.000 km de autonomia — exatamente como no Leapmotor C10, que já é vendido no Brasil.

Leapmotor C16 — Foto: Divulgação/Leapmotor

Mesmo com mais lugares, o modelo preserva várias semelhanças com o C10. Entre elas, a assinatura de iluminação frontal em LED que une as extremidades do veículo por meio de uma barra luminosa.

Outra semelhança aparece na carroceria, que quase não tem ângulos retos, e nas caixas de roda, que dispensam peças plásticas aparentes.

A central multimídia aproveita o espaço e segue a tendência de modelos como Volkswagen Tera e Jeep Avenger ao incorporar inteligência artificial embarcada. Diferentemente dos rivais, a IA é da Deepseek, mas o objetivo é o mesmo: aprimorar a capacidade do carro de compreender comandos de voz menos diretos.

A central multimídia flutuante segue a tendência dos carros chineses, que apostam em telas grandes. O mesmo minimalismo se repete no C16, que elimina até os controles físicos dos retrovisores e transfere os ajustes para comandos virtuais.

Esses comandos substituem parte das funções dos botões físicos do volante e, como há poucos controles táteis, o interior adota um visual ainda mais minimalista — lembrando bastante a proposta da Tesla.

Tela central do Leapmotor C16 — Foto: divulgação/Leapmotor

Para todos os ocupantes, o C16 oferece um sistema com 21 alto-falantes com suporte a Dolby Atmos, tela central de 15,6 polegadas voltada ao entretenimento e um compartimento de 8 litros que pode resfriar ou aquecer o que for colocado ali.

Por fim, um sistema embarcado no C16 memoriza as vagas de estacionamento mais usadas pelo motorista. Com esse recurso, o veículo pode entrar e sair do local de forma autônoma.

Mesmo com presença confirmada no Salão do Automóvel, a Leapmotor ainda não anunciou o lançamento do C16 no Brasil. Segundo a marca, a exibição do modelo serve para medir o interesse do público em um veículo que, dentro do portfólio atual, seria o mais caro, espaçoso e completo da companhia no país.

Salão do Automóvel 2025

A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.

Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.

O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.

A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.

O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.

Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.

Veja todos os detalhes na reportagem abaixo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®