Casa Mundo Rússia pode usar armas nucleares se soberania ou território forem ameaçados, diz Putin | CNN Brasil

Rússia pode usar armas nucleares se soberania ou território forem ameaçados, diz Putin | CNN Brasil

por tiagotortella
11 visualizações
russia-pode-usar-armas-nucleares-se-soberania-ou-territorio-forem-ameacados,-diz-putin-|-cnn-brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou o Ocidente nesta quarta-feira (5) que seu país pode usar todos os meios disponíveis para se defender se sua soberania ou integridade territorial forem ameaçadas.

Falando a editores seniores de agências de notícias internacionais em São Petersburgo, ele afirmou que a doutrina nuclear da Rússia permite que armas nucleares sejam usadas em resposta a uma série de ameaças.

“Por alguma razão, o Ocidente acredita que a Rússia nunca as usará [armas nucleares]”, disse Putin quando questionado sobre o risco de escalada nuclear.

Ainda assim, ponderou que a Rússia não tem planos de atacar Estados-membros da Otan, a aliança militar ocidental.

A doutrina nuclear publicada pela Rússia em 2020 define as condições sob as quais um presidente russo consideraria usar uma arma nuclear.

De acordo com a determinação, poderiam ser utilizadas como resposta a um ataque com armas nucleares ou outras armas de destruição em massa, ou ao uso de armas convencionais contra a Rússia “quando a própria existência do Estado é colocada sob ameaça”.

Putin rejeitou as afirmações ocidentais de que a Rússia empregou o uso de armas nucleares e destacou que os Estados Unidos foram o único país a ter usado armas nucleares na guerra – atacando as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Alerta contra ataques a territórios russos

O presidente russo também alertou que as decisões de aliados de permitir que a Ucrânia use mísseis ocidentais cada vez mais poderosos para atacar o território russo são uma escalada séria no conflito, e advertiu que tais armas teriam que ser operadas por sistemas e agentes ocidentais.

O presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar armas fornecidas pelos EUA contra alvos militares dentro da Rússia, mas Washington ainda proíbe Kiev de atacar a Rússia com ATACMS, que têm um alcance de até 300 km, e outras armas de longo alcance fornecidas pelos americanos.

Questionado sobre o assunto, Putin citou diferentes armas, mas ressaltou que o uso de ATACMS ou mísseis britânicos Storm Shadow contra a Rússia poderia levar a uma resposta mais dura de Moscou.

“Vamos melhorar nossos sistemas de defesa aérea e destruí-los”, pontuou Putin.

“Em segundo lugar, estamos pensando que se alguém acha possível enviar tais armas para uma zona de guerra para atacar nosso território e criar problemas para nós, então por que não temos o direito de enviar nossas armas da mesma classe para aquelas regiões do mundo onde ataques podem ser feitos em instalações sensíveis dos países que fazem isso contra a Rússia? Ou seja, a resposta pode ser assimétrica”, destacou.

“Se virmos que esses países estão sendo atraídos para uma guerra contra a Federação Russa, então nos reservamos o direito de agir da mesma forma. Em geral, esse é um caminho para problemas muito sérios”, alertou.

Mais de dois anos após o início da guerra, o líder da Rússia está falando cada vez mais sobre o risco de um conflito global enquanto o Ocidente tenta decidir com o que fazer sobre o avanço das tropas russas na Ucrânia.

Ainda assim, líderes ocidentais e a Ucrânia minimizaram os avisos da Rússia sobre o risco de uma guerra mais ampla, mas alertaram repetidamente que Putin poderia atacar um membro da Otan.

Tanto Putin quanto Biden disseram que um conflito direto entre a Rússia e a Otan seria um passo em direção à Terceira Guerra Mundial.

“Você não deve fazer da Rússia o inimigo. Você só está se machucando com isso, sabia?”, indagou o chefe de Estado russo..

“Eles pensaram que a Rússia queria atacar a Otan. Você ficou completamente louco? Isso é tão grosso quanto esta mesa. Quem inventou isso? É um completo absurdo, sabia? Lixo total”, destacou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®